quarta-feira, 7 de abril de 2010

Titulo: Quando acabam os recursos humanos

Tema: São Marcos cap 5 versos 25 - 29



25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia,

26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,

27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;

28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.

29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal
Introdução: Meus queridos, neste texto venho chamar a sua atenção, para um fato, que com certeza não foge das nossas realidades dos dias atuais, pois, falarei de sofrimento e enfermidade ; neste texto trata-se de uma mulher que sofria de uma enfermidade (hemorragia constante), já a muitos anos (doze anos), como registra no texto acima citado; a questão é: Qual foi o diferencial desta mulher? Por que esta mulher, chamou a atenção do Senhor Jesus em meio a uma multidão de pessoas? Existem entre nós situações semelhantes? Diante disto, eu te convido a conhecer pela palavra de Deus (Bíblia Sagrada), a atitude de fé e a coragem desta mulher e com certeza, se seguirmos o seu exemplo, viveremos muitos milagres para nossa vida.Titulo: Quando acabam os recursos humanos







● SIATUAÇÃO DA MULHER ANTES DO MILAGRE



→ Doente a doze anos;

→ Doença hemorragia;

→ Passou nas mão de muitos médicos;

→ Gastou todo seus recursos;

→ Nada adiantou;

→ Ficou pior.



Comentário: Quando olhamos para a situação econômica desta mulher, notaremos que se trata de uma mulher rica, pois, o texto relata que ela havia recursos e no período de doze anos ela desfez de tudo gastando com médicos e do contrario que se possa imaginar nada adiantou e ela ainda ficou pior.



● O QUE REPRESENTAVA ESTA DOENÇA NA SOCIEDADE ISRAELITA

→ Representava a separação da sociedade, pois, a pessoa que tivesse um fluxo de sangue no corpo (hemorragia), era considerado pela Lei de Moisés de pessoa imunda e quem toca-se nestas pessoa tornava-se imundo até a tarde.



Levítico cap 15 versos 2, 4 e 6



“Qualquer homem que tiver fluxo da sua carne, por causa do seu fluxo será imundo.

Toda cama em que se deitar aquele que tiver fluxo será imunda; e toda coisa sobre o que se sentar, será imunda.

E aquele que se sentar sobre aquilo em que se sentou o que tem o fluxo, lavará as suas vestes, e se banhará em água; e será imundo até a tarde”





Levítico cap 15 verso 19



“Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o fluxo na sua carne for sangue, ficará na sua impureza, e qualquer que nela tocar será imundo até a tarde.”



● TENDO OUVIDO FALAR A RESPEITO DE JESUS



São Marcos cap 5 verso 27



“Tendo ouvido falar a respeito de Jesus”



Comentário: Este é o grande momento desta mulher, pois, até então se tratava de uma mulher rica com recurso para se tratar, todavia, agora se tratava de uma mulher comum sem recursos, pois gastara todo seu dinheiro com muitos médicos e não teve resultados positivos. Mas, ao ouvir falar de Jesus a fé brota em seu coração; ao contrario de muitas pessoas que após lutarem por anos por melhora se frustram ao perderem tempo e dinheiro com médicos e remédios, ela não havia desistido ainda, pois ao ouvir falar de Jesus e nos milagres que ele operava nos enfermos, ela creu que sua cura estava Nele no Filho de Deus. Meus queridos, quantos nomes são apresentados a nós diariamente; olhe para esta mulher! Pois se submeteu a tantos médicos e diferentes tratamentos, gastando todo seu dinheiro e nada alcançando, mas, quando lhe foi APRESENTADO O NOME DE JESUS, não ouve decepção para ela, NÃO FOI NECESSARIO DINHEIRO, REMÉDIOS OU MARCAR CONSULTA, a única coisa exigida é a fé que ele pode operar o milagre em sua vida, pois diz o Salmista: “Quem nele se refugia não será confundido” (Salmos cap 71 v 1).



● O DIFERENCIAL É A FÉ



São Marcos cap 5 verso 28



“Porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada”



Comentário: Se olharmos para o que representava a enfermidade desta mulher em Israel; o sair de sua casa e se misturar com as muitas pessoas que seguia ao Senhor Jesus, e especificamente tocar em Jesus, estava fora de cogitação, pois, estaria se arriscando à possível apedrejamento pelo povo, por desobedecer a Lei de Moisés, todavia, pela fé na sua cura ao tocar em Jesus não temeu ao possível apedrejamento, antes se expôs, se misturando a multidão tocando em Jesus e sendo curada.



● O SENHOR JESUS SE MANIFESTA



São Marcos cap 5 versos 30 a 33



“E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?

Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade.



Comentário: Uma explosão de sentimento fluía dentro desta mulher, pois, acabara de perceber o milagre em seu corpo ao tocar em Jesus veja:

“E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal” (Marcos 5 v 29), porem, junto do sentimento de alegria e alivio, surgia o sentimento de medo e terror, pois, segundo a Lei de Moisés, ela não podia estar ali tocando em ninguém; e agora o que poderia acontece a ela? Com certeza pensamentos terríveis passou a sua mente, mas, o Senhor Jesus após vê-la e ouvi-la, lhe disse “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal” (Marcos cap 5 v 34).



Conclusão: Meus amados, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem” (Hebreus cap 11 v 1), esta mulher esperou em Jesus, ela via seu milagre ao tocar em Jesus, e mesmo que isto custa-se sua vida, ela por meio da fé teve coragem de se expor, pois, estava disposta a viver o milagre e no pior momento da vida desta mulher onde lhe faltou todos os recursos e lhe acumulava decepções, ela viu em Jesus Cristo a saída. Meus irmãos, creia em Jesus o Filho de Deus pois ele nunca te decepcionara, pelo contraio ele vai te atender Veja:



“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.” (João cap 6 v 35)



Com certeza meu irmão (a), eu não sei o que se passa em sua vida, ou que tipo de sede ou fome você esta passando, mas saiba, que o Senhor Jesus te ama e quer saciar a sua sede como saciou a sede de ser curada daquela mulher.



Ev. Eli Hudson

Assembléia de Deus

Nenhum comentário: