segunda-feira, 15 de março de 2010

A INSATISFAÇÃO HUMANA

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema: Lamentações de Jeremias cap 3 v 39

“Do que reclama o homem? Reclama dos seus próprios pecados”

Titulo: A insatisfação humana

Introdução: Qual de nós nunca reclamou da própria sorte? Qual de nós que por fezes não fica insatisfeito com aquilo que temos ou com o que não temos? Vivemos numa insatisfação que não se tem tamanho. Mas por que? O que tem levado o crescimento da insatisfação em nossos corações? Será o bombardeio das propagandas que diariamente absorvemos? Ou será a nossas próprias filosofias seculares que são plantadas em nossos sentimentos enquanto criança? Que dizem: Seja o melhor! Tenha o melhor! Viva no melhor! Tudo isto na verdade é muito lindo de se dizer e de se querer, mas, e as conseqüências de tudo isto? Diante deste assunto eu te convido, pela palavra de Deus (Bíblia Sagrada), a descobrir o que Deus nos revela acerca da insatisfação humana.

• INSATISFAÇÃO NO SEU PRINCIPIO

→ Adão e Eva, não estava satisfeitos em conhecer apenas o que Deus lhe havia reservado eles quiseram mais.

Gênesis cap 3 v 6 -7
“Então, vendo a mulher que aquela árvore era árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos e conheceram que estavam nus”

Comentário: Que dor para humanidade, pois, acabara de perder as bênçãos divinas conferidas a eles, simplesmente por não se contentar com que tinha, por achar que a revelação que Deus lhes havia dado era pouca, e quiseram ser iguais a Deus conhecendo o bem e o mal. Meu amigo a propaganda, só vende a beleza do produto, e ainda diz: que você precisar ter o produto e nunca o preço que você tem que pagar pelo produto. O diabo plantou a insatisfação no coração do primeiro casal, e os ínsitas a serem iguais a Deus; e o preço foi muito auto e isto falo, para toda humanidade.

• A INSATISFAÇÃO DE CAIM

→ Caim, ao ver Deus recebendo a oferta de seu irmão Abel, também fica insatisfeito.

Gênesis cap 4 v 4 – 5
“Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.”

Comentário: Perceba a atitude de insatisfação de Caim, “irou-se e descaiu-lhe o semblante”. Mas por que? Deus é obrigado a receber quaisquer sacrifícios? A verdade é que as vezes pensamos como a Caim, trazemos uma oferta quaisquer a Deus, e ele tem que receber e ponto, mas não é assim que alcançaremos o coração de Deus, mas se como a Abel, trazermos a Deus, a nossa melhor oferta, a ovelha mais gorda, se dermos a Deus o nosso melhor, com certeza desfrutaremos das respostas divinas e não haverá insatisfação em nosso viver diário, mas louvor adoração e alegria plena.

• ISRAEL INSATISFEITO POR SEREM GOVERNADOS POR DEUS

→ A nação israelita pede que Deus lhe dê um rei, pois não queria serem diferentes das outras nações sem um rei que governa-se sobre si.

I Samuel cap 8 v 6
“Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor.

Comentário: O povo de Israel era governado por Deus, através de seus Juízes, homens estes, que através de fatos heróicos concedido através de Deus livrou a nação e passou a administrá-la, sob a orientação divina, na ocasião era o profeta Samuel que julgava a nação, mas o povo estava insatisfeito, queriam ser iguais as outras nações; queriam um rei. Tudo parece muito bonito, mas o preço é muito auto.

Veja o que o profeta disse a eles acerca do rei:

→ Ele vai usar seus filhos e filhas os mais fortes e mais belos para trabalhar para ele;

→ Tudo que vocês plantarem ele vai querer o dizimo;

→ Também do vosso gado ele vai querer o dizimo e vós sereis seus servos e escravos;

→ E quando vocês clamarem por mim eu não os ouvireis, pois foi vossa escolha;

→ Todavia eles não quiseram ouvir a Deus. (I Samuel cap 8 v 13-19). O triste de se observar na história de Israel é o numero reduzido dos bons reis, já o número dos maus reis, são incontáveis.

• A SATISFAÇÃO ESTÁ EM DESFRUTARMOS AQUILO QUE DEUS NOS DEU

Eclesiastes cap 5 v 18
“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol, todos os dias da vida que Deus lhe deu; pois esse é o seu quinhão.”

Comentário conclusivo: O pregador confirma tudo aquilo que Deus tem nos dito através da história, pois coisa boa é: o homem comer do bem do seu trabalho, ainda que exaustivo pelo sol, ainda que com dor e fadiga, pois isto é, o que Deus nos proporcionou, ainda que simples e humildes. Lembra-te de Jesus, pois nasceu numa manjedoura(curral), era de família pobre, sem nunca deixar de ser Rei, o Senhor Jesus soube se alegrar com a vida que o Pai (Deus) lhe concedeu, ele foi, e ainda é o nosso exemplo a ser seguido. Cristo disse certa feita ao usar como exemplo uma criança: “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele” (Marcos cap 10 v 15). Veja a humildade da criança, pois, sabe se alegrar com o pouco que seu pai lhe dá, saber se alegrar com sapato novo ou velho, sabe se alegrar quer faça chuva ou sol, sabe perdoar, sabe esquecer, em suma sua felicidade não está condicionada naquilo que há de possuir, mas no que já possui; que Deus nos ajude a nos contentarmos.


Ev. Eli Hudson
Assembléia de Deus

Nenhum comentário: