terça-feira, 2 de março de 2010

PERDENDO A LIBERDADE, FICANDO CEGO E SEM FORÇA

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra de Deus; nosso pão diário.

Tema: Juízes cap 16 v 21

“Então os Filisteus o pegaram arrancaram seus olhos e o amarraram em duas cadeias de branze”

Titulo: Perdendo a Liberdade, Ficando Cego e Sem Força

Introdução: O texto acima citado nos fala de um homem, cujo nome era Sanção, escolhido por Deus, já desde seu nascimento, para ser o homem capaz de livrar seu povo das mãos opressoras dos Filisteus (Filisteus povo inimigo de Israel); Deus deu a este homem: LIBERDADE, BOA VISÃO E MUITA FORÇA. Mas, para que isto permanecesse na vida deste homem, ele deveria, não beber bebida forte, nem cortar seus cabelos e nunca contar a ninguém o segredo da sua grande força que estava em suas sete tranças. Agora eu te pergunto; Por que tanta exigência na vida deste homem? E como Sanção perdeu sua LIBERDADE, FICOU CEGO E SEM FORÇA? Diante disto, eu te convido a descobrirmos pela palavra de Deus, o desenrolar dos fatos que ocorreu na vida deste homem e também observarmos seus pontos autos e baixos.

• SANCÃO ERA NAZIREU DE DEUS

Juízes cap 13 v 5
“Porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus.”

Comentário: O nazireu era todo aquele, que fazia voto diante de Deus, para não beber bebida, forte e não cortar seus cabelos, por determinado tempo; o caso de Sanção era um caso aparte, pois, quem determinou o nazirato de Sanção, foi o próprio Deus, e se assim fosse cumprido ele daria força a Sanção e por meio desta força, livraria seu povo da opressão dos Filisteus.

• Exemplos da força de Sanção

⇒ Matou um leão com suas próprias mãos(Juízes cap 14 v 5-6)

⇒ Lutou sozinho com trinta homens e com sua força os matou(Juízes cap 14 v 19)

⇒ Pegou trezentas raposas com sua força e destreza(Juízes cap 15 v 4-5)

⇒ Venceu mil homens tendo apenas na sua mão uma queixada de jumento(Juízes cap 15 v 15)

• SANÇÃO SE EXALTOU

⇒ Quando não ouviu o conselho de seu pai(Juízes cap 14 v 3)

⇒ Quando se uniu a uma mulher chamada Dalila do povo Filisteu;( Juízes cap 16 v 4)

⇒ Dalila era uma mulher avarenta, pois, amava o dinheiro e por preço de mil e sem moedas de pratas, se empenhou em descobrir o segredo de Sanção;( Juízes cap 16 v 5)

Comentário: Sanção esqueceu que tudo que tinha; FORÇA, LIBERDADE E VISÃO, foi Deus quem lhe deu( Juízes cap 13 v5), e como não basta-se, não quis ouvir o conselho de seu pai, para não se casar com uma mulher do povo inimigo(Filisteus), este conselho era baseado nos mandamentos de Deus dado por Moises;(Êxodo cap 34 v 15-16), ele porem insiste neste erro e logo adiante se une a Dalila, mulher avarenta (amante ao dinheiro) esta mulher tem como único propósito, descobrir sua força para seu povo o derrotar e isto ela fez por dinheiro.

• SANÇÃO AMARRADO CEGO E SEM FORÇA

(Juízes cap 16 versos 17-21)
“ E vendo Dalila que descobriu seu segredo, pois disse Sanção a ela: nunca passou navalha em minha cabeça, raspou seu cabelo enquanto ele dormia e mandou chamar os soldados Filisteus para pega-lo”

⇒ Sanção procura sua força, mas, já não encontra mais(Juízes 16 v 20 )

⇒ Sanção é amarrado, cego e está sem forças( Juízes 16 v21)

Comentário: Que tragédia para este homem e para seu povo que contava com ele para ser livre da opressão; e porque não dizer que a tristeza também chegou ao coração de Deus, que deseja que seu povo, ou ainda que os homens sejam livres, e ao dar aos homens a saída, e os meios de serem livres de toda opressão, estes desobedecem a Deus e seus mandamentos, e passam a serem auto confiantes, contando com sua força, inteligência e liberdade de ir e vir, sem a Deus prestar conta de nada. A quem diga que Sanção, foi vencido por uma mulher, mas, isto não é verdade, pois, ele foi vencido pelo seu ego, pois, achou que por ter força podia tudo inclusive desobedecer os mandamentos de Deus.

• O ARREPENDIMENTO É A SOLUÇÃO

(Juízes 16 v 28 e 30)
“Então Sanção clama ao Senhor e diz: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e me fortalece agora só esta vez. Morra eu com os Filisteus”

Comentário: Sanção estava no templo de Dagom, deus dos Filisteus, e naquela ocasião estava reunidos todos os generais e capitães dos Filisteus(Juízes 16 v 23) Sanção percebe, que errou ao desobedecer a Deus e seus mandamentos, e vê a oportunidade de se vingar dos Filisteus e livrar seu povo com a morte dos Capitães e Generais Filisteus, todavia, isto custaria sua vida “ Morra eu com os Filisteus” (Juízes 16 v 30), mas ele fez para ver seu povo livre, e quando olhamos adiante no livro de (Hebreus cap 11 v 32), ele é citado na galeria dos heróis da fé, pois, preferiu morrer para seu povo ser livre.

⇒ JESUS NOS CONVIDA AO ARREPEMDIMENTO

(Mateus cap 9 v 13)
“ Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.”

Conclusão: Meus amados, é o desejo de Deus que os homens sejam livres, sejam fortes tendo saúde e possam enxergar a Ele e sua palavra que é a fonte de vida e vigor, porem, para que isto venha sobre nós é preciso crermos em JESUS O FILHO DE DEUS, pois foi ele quem disse “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (João cap 6 v 35). Deus tem visto nossos caminhos como viu os de Sanção, e como ele esteve junto a Sanção no momento de seu arrependimento; o devolvendo a ele sua força como dantes, ele também está próximo a você agora e no momento que você se arrepender e confiar nele, como seu Deus e Único Salvador, ele devolverá sua alegria, sua força, sua coragem, te fará livre de todas as prisões e trará a você o renovo.

Ev. Eli Hudson
Assembléia de Deus

Nenhum comentário: