quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ensinados por Deus‏

Tema : João cap 6 versos 37,44-45





37 - Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

44 - Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

45 - Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.



Titulo: Ensinados por Deus



Introdução: Ao observarmos as palavras do Senhor Jesus, veremos um mistério diante de nossos olhos o qual é: a conversão do homem a Deus. A convicção do Senhor Jesus neste assunto é plena, pois ele não estava preocupado em que as multidões se alia-se a ele ou estivesse do seu lado; não de modo algum, pois ele não era político, ele não procurava falar o que os homens queriam ouvir, ao contrario ele falava a mensagem santa de Deus o Pai; o qual deseja que todos os sejam salvos pelo conhecimento do seu Filho Jesus Cristo. Meus amados eu quero chamar sua atenção, no tocante a atitude de homens e mulheres que um dia resolveram mudar de vida, de se converter a Deus abandonando vícios e amizades que lhes trouxeram mais males que benefícios, é sobre este assunto que não é compreendido para muitos que chamo sua atenção, e pela Bíblia onde se encontra as palavras de Deus que conheceremos tais razões.



● A SALVAÇÃO INICIOU-SE EM DEUS O PAI



João cap 6v 37



“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”



Comentário: Cristo revela que a salvação dos homens inicio-se em Deus o Pai, o qual também o colocou como o único que pode salvar os homens, e por sua vez, nos deu a ele para sermos salvos; isto ocorreu dentro de cada discípulos de Jesus de um modo inexplicável, e a única razão mencionada em toda a Bíblia para isto é uma só o amor de Deus por nós; logo, a medida que vamos conhecendo ao Senhor e a sua palavra, vamos percebendo que somos cada vez mais devedores Dele, pois, sem sua ação em nós não enxergaríamos a salvação no seu Filho Jesus Cristo.



● ALGUNS SÃO CONDUZIDOS COMO QUE PELAS MÃOS



João cap 6v 44



“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”



Comentário: Trazidos por Deus, foi o que Cristo revelou, pois disse, que existem pessoas que são trazidos pelo Senhor o Pai como que pelas mãos. A exemplo temos a conversão de Pedro e de Natanael, ambos foram constrangidos por outras pessoas para virem até o Senhor Jesus; Veja:



João cap 1 vs 40- 42



“André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”



→ Veja também a conversão de Natanael



João cap 1 vs 43- 46



“No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me. Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê.”



Comentário: Perceba que o apostolo Pedro e Natanael, foram como que guiados pelas mãos até ao Salvador Jesus, e no caso de Natanael, ele chegou fazer resistência e mencionou que na aldeia de Nazaré não se levantava profetas quanto mais o Cristo o Salvador do mundo, todavia, suas resistências não valeram diante das mão de Deus, pois, Felipe insistiu e disse vem e vê.



● QUAL É AQUELE QUEM OUVE A VOZ DO PAI ?



João cap 6v 45



“Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim”



Comentário: Para que entendamos esta palavra do mestre Jesus, é preciso falarmos da terceira pessoa da trindade o Espírito Santo de Deus, pois é ele, quem age nos corações humanos (centro das emoções), para convencer-nos dos nossos erros e pecados cometidos, e é ele o Espírito Santo, quem fala ao coração do homem sobre a justiça de Deus que está no seu Filho Jesus, ou seja; ele diz ao coração do homem que o ouviu e reconheceu seus pecados, que a morte de Jesus o santo de Deus lá na cruz, trouxe a ele o perdão e justificação diante de Deus o Pai, e que a partir do momento que ele confessar a Jesus como seu Único Salvador pessoal de forma publica, ele passará a desfrutar de todas as benção que o Senhor Jesus conquistou aos que crêem Nele; as quais são: perdão, salvação, cura, libertações, batismo no Espírito Santo de Deus, dons espirituais; tudo isto em vida. Todavia, haverá inúmeras benções após a morte dos discípulos de Jesus, e duas delas que quero mencionar é a Ressurreição da morte onde receberemos um corpo igual ao do Senhor Jesus não sujeito a matéria e a vida eterna.

Veja:



→ Jesus promete nos ressuscitar após a morte

João cap 6 v 44



“Eu o ressuscitarei no último dia.”



→ Jesus promete nos dar vida eterna



João cap 10 v 28



“Eu lhes dou a vida eterna”



→ Ação do Espírito de Deus nos homens e mulheres



João cap 16 v 7-8



“Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:”



Comentário: O ajudador aqui mencionado por Jesus se refere ao Espírito Santo, que por ele foi enviado aos seus discípulos para os ajudarem, e é ele que trabalha nos corações dos homens para que os mesmos se arrependam e se entregue ao Salvador o Filho de Deus Jesus o Cristo.



Conclusão: Meus amados, estamos diante de grandes promessas, e aquele que prometeu é Fiel, ele pode cumprir tudo que promete, pois ele é Deus, e se por acaso seu coração está ainda entre o acreditar e o não acreditar, se ainda se coração está com receio não se preocupe, pois você não é o primeiro; lembra do Apostolo Natanael e o que ele disse ao Apostolo Felipe que o convidou a seguir o Messias o Salvador Jesus; ele disse da cidade de Nazaré não vem coisa boa, pois, nunca se havia ouvido que desta cidade Deus levantou algum profeta e quanto mais o Messias o Salvador, historiadores relata que esta cidade era tão pequena que aproximadamente quinhentas pessoas habitavam ali; não havia expressão numérica nem relatos de profetas; será que o Cristo viria dali? A resposta que Felipe disse a Natanael é a mesma que digo a você: VEM E VEJA QUE O SENHOR JESUS TE AMA, VENHA SENTIR ESTE AMOR, VENHA SER PERDOADO, CURADO E AJUDADO POR ELE. Creia nas palavras de Deus também proferidas pelo Salmista “PROVAI E VEDE QUE O SENHOR É BOM” (Salmos cap 34 v 8), disse o Senhor Jesus “Quem tem ouvidos ouça” (Mateus cap 11 v 15), disse o Apostolo João “Feliz é aquele que lê” (apocalipse 1 v 3)



Ev. Eli Hudson

Assembléia de Deus

Nenhum comentário: