quarta-feira, 7 de abril de 2010

Inimigos invísiveis‏

Tema: Mateus cap 11 v 43-45



Disse Jesus:



“ Havendo o espírito imundo saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.

44 Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada.

45 Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa.”



Titulo : Inimigos invisíveis



Introdução: Meus queridos quero neste Texto Sagrado, convidá-lo a conhecer um inimigo que esta a espreita e é muito perigoso, pois, o Senhor Jesus a acerca dele falou; ao dizer que ele é: Ladrão Matador e Destruidor(João cap 10 v 10), isto ele se referiu ao Diabo ou Satanás; e como se não basta-se ele é invisível aos olhos nus, pois, o texto acima o descreve como espírito imundo, este se camufla em qualquer lugar ou ambiente social e facilmente se passa desapercebido e a única forma de identificá-lo e de resistir de toda sua sedução e influências só é possível pela palavra de Deus (Bíblia Sagrada). Portanto eu chamo a sua atenção para mais este assunto de extrema importância.



• QUANDO O ESPIRITO IMUNDO SAI



Mateus cap 11 v 43



“Havendo o espírito imundo saído do homem”



Comentário: Para entendermos este texto, é necessário falarmos de homens que são influenciados, e homens que são possuídos por espíritos imundos; e após falaremos como ele sai do homem, Veja:



→ Influenciados: São aqueles, que preferem não crer em Deus nem em sua palavra, e tudo que fazem, o fazem sem pensar nas conseqüências, exemplo: Os principais Anciões e Religiosos dos dias de Jesus, por influências de espíritos imundos “ Buscavam uma forma de prender Jesus a traição, e o matar.” (Mateus cap 26 v 4)



→ Possesso: São aqueles, que perderam a sobriedade, ou seja, a capacidade de resistir o mal, sendo que; todas as suas ações prejudica mais a si mesmo que os outros, exemplo: O homem da aldeia de Gerasenos, este homem; Vivia entres os sepulcros se ferindo, e quando era preso era tomado de uma tão grande força que ele quebrava as correntes e voltava a viver nos sepulcros e a gritar de dia e de noite (Marcos cap 5 v 1- 19)



→ Como o espírito imundo sai? Respondendo: Sai quando o homem se arrepende, de todo erro e pecado que cometeu, isto no caso das pessoas influenciadas; já no caso das pessoas possessas, ele só sai por meio da ação divina, quando um servo(a) do Senhor Jesus expulsa o demônio com fé dizendo ao espírito imundo que saia da pessoa no nome de Jesus. Exemplo:



“Mas Paulo, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.” (Atos cap 16 v 18)



• QUANDO O ESPÍRITO IMUNDO VOLTA



Mateus cap 11 v 43 - 44

“Anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí”



Comentário: Uma vez que a pessoa teve um encontro com o Senhor Jesus e se arrependeu de seus erros e pecados, dantes cometido, ou ainda, se ela esteve possessa e foi liberta quando um servo(a) do Senhor Jesus com autoridade expulsa o espírito imundo. O espírito vai embora como diz o texto sagrado e esta pessoa passar agora a viver melhor, a ter paz, a não mais ser influenciada pelo espírito imundo, todavia, este mesmo espírito volta para ver como esta a pessoa, que outrora fazia suas vontades, se esta pessoa estiver firme em seguir a Deus e a seu Filho Jesus, não esquecendo seus mandamentos e procurando sempre os cumprir; o espírito imundo nunca encontrará lugar para novamente influenciar este homem ou mulher. Porem se a pessoa esquecer do Senhor e de tudo que Deus e seu Filho Jesus fez por ela; de seu perdão, de sua libertação, e de quando expulsou o espírito imundo e não mais se lembrar dos mandamentos de Deus, este espírito pode voltar em uma hora desta, e como diz o texto sagrado que se segue : “Ele leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro.” (Mateus cap 11 v 45)



• O MUNDO ENGANADO POR ESPÍRITOS IMUNDOS



Apocalipse cap 12 v 9

“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.”



Comentário: Uma das grandes estratégia do maligno é se disfarçar, se camuflando de tal forma que os homens não o percebam, sua presença e existência, pois, assim ele consegue atuar com mais liberdade e como a palavra de Deus informa “enganando todo o mundo”.



→ O apostolo Paulo disse: “CEGOU OS OLHOS DOS INCREDULOS”



II Corintios cap 4 v 4



“Os deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”



Comentário: O apostolo Paulo também se referiu a Satanás e seu demônios, como deus deste século, e são eles quem tem cegado os olhos das pessoas, para não verem a LUZ SALVADORA DE JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS.

Veja:



João cap 1 vs 9 - 10



“Jesus a verdadeira luz, que ilumina a todo homem, estava no mundo. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.”



• JESUS FALOU SOBRE O GOVERNO DO MALIGNO



→ Disse Jesus:



João cap 14 v 30

“Já não falarei muito convosco, porque o príncipe deste mundo, se aproxima e ele nada tem em mim;”



Comentário: Jesus, referiu-se a Satanás e seu demônios, quando disse “O príncipe deste mundo se aproxima”. Se há um príncipe logo há um governo, e se há governo logo há súditos; pessoas que estão disposta a seguirem seus governantes e suas ordens. É importante sabermos, quem são os súditos deste governo maligno. Respondendo: Todas as pessoas que preferem não ouvir, não aceitar e não acreditar em Jesus o Filho de Deus, todas estas pessoas são facilmente governada pelo Maligno(Satanás). E como ele faz isto? Faz a traves da sua influencia, fazendo os homens pecarem contra os mandamentos de Deus; matando, roubando, traindo, mentindo etc. Dentre tantas formas de governo maligno,ele também faz uso de sua influencia colocando ganâncias nos corações das pessoas, para só pensarem em si e nunca no próximo desobedecendo assim a Deus e seus mandamentos, trazendo miséria e morte aos milhões de pessoas.



→ O apóstolo João disse: “O MUNDO JAZ NO MALIGNO”



I João cap 5 v 19

“Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”



Comentário: O apostolo João também se referiu a Satanás e seu demônios, como sendo o príncipe governante destes séculos, e isto não é difícil de se observar, basta conferir as noticias diárias e o estado de calamidade entre os homens, a falta de amor, a falta de paz, a falta de esperança e de como se esta aumentando o ódio, as guerras, as violências contra crianças, contras mulheres etc. O homem não está ausente desta culpa, pois, ao invés de ouvir a Deus e observar seus mandamentos, deixa-se influenciar por Satanás, repetindo o que ocorreu com o primeiro casal Adão e Eva, pois, preferiram ouvir a serpente(o diabo) que o mandamento de Deus “Não coma do fruto”.



Conclusão: Meus amados, a palavra de Deus diz: “Sujeitai-vos pois a Deus, resistir ao diabo e ele fugira de vós”( São Tiago cap 4 v 7), e ao ponto que nos aproximarmos dEle e de suas palavras, nós passaremos a cada dia a nos sujeitarmos a Ele, e quanto mais você se aproxima de dEle, mais livre de espíritos imundos você fica, pois, eles fogem de você, por você está cheio de Deus. As tentações virão, mas as palavras de Deus te fortalecerão e te fará resistir as seduções do maligno; lembra do exemplo do Senhor Jesus ao enfrentar o diabo, mesmo estando com fome, e ao ser tentado a fazer as pedras se transformarem em pães, ele fez uso da palavra de Deus e disse ao diabo “Está escrito nem só de pão vivera o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus cap 4 v 4). Que Deus nos ajude a cada dia mais o conhecermos e as suas palavras (Bíblia Sagrada) pois, através dela, nós conheceremos a Deus e poderemos vencer os inimigos invisíveis.



Ev. Eli Hudson

Assembléia de Deus

Nenhum comentário: