quarta-feira, 7 de abril de 2010

A fé em Deus é muleta para os fracos?‏

Tema : Mateus cap 5 verso 3



“Bem aventurado (Feliz), os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus”



Titulo: A fé em Deus é muleta para os fracos?



Introdução: Quero iniciar este texto fazendo as seguintes perguntas: É possível a fé em Deus ser somente para os fracos? Que paralelo existe entre a humildade e a fraqueza? Você concorda que a fé em Deus é uma fraqueza no ser humano, tornando-se muleta para os fracos? Diante de perguntas tão importantes eu te convido a ver pela Bíblia Sagrada, as palavras do Senhor Jesus e lhes informo que estas mesmas indagações o Senhor Jesus enfrentou e não deixou ninguém sem resposta.



● FALEMOS DA HUMILDADE



→ Humildade é: O rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito / modéstia / pobreza (Dicionário Aurélio)



● FALEMOS DA HUMILDADE DE ESPÍRITO



→ A humildade de espírito; Está diretamente relacionada ao caráter da pessoa, isto significa que a pessoa pode ser pobre como diz o dicionário, porem, não ser humilde de espírito, sendo arrogante e orgulhosa independente da sua situação de pobreza; o contrario também é verdadeiro, pois, a pessoa ainda que seja rica e desfrute da melhores condições, seu caráter pode ser de uma pessoa humilde de espírito; que reconhece suas fraquezas e respeita aos demais semelhantes.



● OS HUMILDES DE ESPÍRITO HERDARÃO O CÉUS



Mateus cap 5 verso 3



“Bem aventurado (Feliz), os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus”



Comentário: O Senhor Jesus Cristo, revela a multidão que o segue; o qual relatou o apostolo São Mateus, que a felicidade celestial só recebera os humildes de espírito, pois estes são os que se rende ou ainda os que se rebaixa diante de Deus, para o adorar e ouvir suas palavras e reconhecem que sua sabedoria e inteligência, não significa nada diante da revelação de Deus para ele. O pobre de espírito crê, honra e tem profundo respeito pela palavra de Deus, e se isto é fraqueza para alguns ele aceitar ser taxado de fraco.



● SÓ PRECISA DE MEDICO OS DOENTES



Marcos cap 2 verso 17



“Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.”



Comentário: O Senhor Jesus Cristo, foi questionados por algumas pessoas, por se assentar com pecadores veja:



“Por que é que ele como com os publicanos e pecadores?” (Marcos 2 v 16)



Mas, a sua resposta foi: “Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores” (Marcos cap 2 v 17). Quem era estes pecadores? Eram judeus que trabalhavam para os romanos, como coletores de impostos do povo. Logo, isto era visto como uma traição nacional, e como poderia Deus não tê-los como pecadores, visto que estava traindo seus irmãos. Mas a resposta do Senhor Jesus é valida ainda para hoje “Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores” (Marcos cap 2 v 17), portanto, se você faz parte deste grupo de pessoas que reconhece estar doente pelo pecado, saiba que o Senhor Jesus ele veio para curar você; ele não veio para os que se julga santos, justos e capazes de chegar ao céus sozinho; pelo contrario ele veio para o incapacitado para o pobre de espírito para o que clama por seu socorro e presença.



● A ORAÇÃO DO FORTES E A ORAÇÃO DO FRACO



Lucas cap 18 v 10 – 14



10 - Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano.





→ O homem que se julgava forte e pertencia a um grupo muito seleto chamado fariseus se apresenta para orar.



11 - O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.

12 - Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.



→ Já o homem que se julgava fraco e não pertencia a nenhum grupo seleto, pelo contrario o seu grupo tinha um nome malvisto chamado de pecadores, este também se apresenta para orar.



13 - Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, tem misericórdia de mim pecador.



● A QUESTÃO É QUEM DEUS ESCUTOU ?



→ Deus escutou o fraco o pobre de espírito, aquele que é taxado de fazer da fé muleta



14 - Digo-vos que este desceu justificado (publicano), para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.



● o que se exalta será abatido



Isaias cap 2 verso 12

“Pois o Senhor dos exércitos tem um dia contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido”



Mateus cap 23 v 12



“Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado;”



● EXEMPLO NA HISTÓRIA HUMANA



→ O Navio Titanic



Os engenheiros do navio titanic ao serem entrevistados pelos repórteres disseram:



“Nem Deus afunda este navio” O resultado todos nós sabemos, pois, todo que se exalta é abatido.



→ Tancredo Neves



Na ocasião da campanha presidencial ele disse:



“Se eu tiver 500 votos do meu partido (PDS), Nem Deus o tiraria da presidência da república” Os votos ele conseguiu, mas a presidência lhe foi tirada, pois, as vésperas da sua posse ele foi internado em estado grave e veio a morrer em São Paulo no ano de 1985. Pois, todo que se exalta é abatido.



→ John Lennon



Ao falar em uma entrevista a uma revista americana disse:



"O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer; eu estou certo Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo. (1966)". Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã. Pois, todo que se exalta é abatido.



Conclusão: Meus amados, eu vos convido a si renderem ao Senhor e Salvador Jesus Cristo o Filho de Deus, eu vos convido a si tornarem pobres de espírito; reconhecendo o Senhorio de Cristo e aceitando sua palavra como a revelação absoluta da vontade de Deus para nós (Bíblia Sagrada), pois, o Senhor Deus está olhando para os pobres e oprimidos de espírito, que dizem a ele vem me ajudar, pois eu sem o Senhor não conseguirei jamais, me levanta, me encoraja, me faz caminhar em segurança; em suma, se renda ao Senhor como se rendeu o Salmista Davi no capitulo vinte e três veja:



O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.



Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.



Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.



Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. (Salmos cap 23 versos 1 à 6)





Ev. Eli Hudson

Assembléia de Deus

Nenhum comentário: