terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

FIDELIDADE A DEUS E AOS HOMENS

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema : Salmos cap. 101 v 6

“Os meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda no caminho perfeito, esse me servirá.”

Titulo : Fidelidade a Deus e aos homens

Introdução: Estamos diante de um tema, que com certeza traz preocupações em nossos sentimentos, pois, a cada dia que se passa, é possível ver a infidelidade aumentando; isto nos nossos relacionamentos diários, pois, é cada vez mais difícil achar cristãos fiéis, amigos fieis, namorados fiéis, maridos e esposas fiéis; e quando olhamos nos relacionamentos profissionais, nos deparamos com a mesma situação, pois, enxergamos pessoas deixando de serem amigos (a), traindo uns aos outros, até parece que a infidelidade e a deslealdade está na moda. A impressão que se tem é que é bonito ser infiel, trair, mentir, abandonar, desviar, adulterar, etc... Agora eu te pergunto; existe pessoas que sejam fiéis a Deus e aos homens? É possível ser fiel a Deus não sendo fieis aos homens?. Eu te convido a descobrir pela BÍBLIA SAGRADA a palavra de Deus, acerca deste assunto.

• DEUS ENXERGA OS FIÉIS DA TERRA

Salmos cap. 101 v 6
“Os meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo”

Comentário: Deus por meio da sua palavra nos revela, que existe sim; fiéis na terra, e o seu olhar está sobre eles, e aos fiéis Deus promete que habitaram com ele.

• O PROFETA ELIAS ACHAVA QUE ERA O ULTIMO FIEL

I Reis 19 v 10
“Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.”

Comentário: Elias pensava, como muitos de nós, que somos as ultimas pessoas honesta e fiéis e que sem nós o mundo vai ficar pior. Todavia, o Senhor mostra para Elias que a situação realmente era critica, mas, os seus olhos enxergava sete mil homens que não deixaram de ser fiel a ele; Veja: (I Reis cap. 19 v 18) “Deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.”; Deus o Senhor tem enxergado os fieis da terra.

• O FIEL A DEUS TAMBÉM É FIEL AOS HOMENS

→ Daniel um homem fiel a Deus e ao homens

Daniel cap. 6 v 4
“Os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino mas não podiam achar ocasião ou falta alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem falta.”

Comentário: Daniel, era um dos três principais príncipe responsável por cento e vinte governadores do império Babilônico (Daniel cap 6 vs 1-4), e o rei por ver a honestidade de Daniel, pensava em constituí-lo como o principal príncipe responsável por todo império. Diante disto, TENTARAM SABOTAR A DANIEL, procurando seus defeitos e falhas, ou seja, fizeram uma pesquisa detalhada da sua vida e para surpresa deles nada encontraram que pudesse incriminá-lo, que pudesse impedir de ser promovido ao cargo de único príncipe responsável por todo o império. Diante disto, estes homens criaram um plano para incriminar o fiel, todavia, Deus está enxergando o fiel da terra e livrou a Daniel da morte e por sua vez, os príncipes que arquitetaram o plano que incriminava a Daniel foram mortos com suas famílias por leões famintos por ordem do rei (Daniel cap 6 v 5 à 28).

• NÃO PODEREMOS SER FIÉIS A DEUS SE NÃO FORMOS FIÉIS AOS HOMENS

→ Romanos cap 13 v 1
“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.”

Comentário: Como poderei dizer, sou fiel a Deus sendo que não respeito as leis, não respeito as autoridades existente, e ainda não respeito meus superiores e chefes no meu local de trabalho! Pois toda autoridade vem de Deus, foi ele que constituiu, foi ele que deu o governos aos homens. Por que? Para nos livrar do cáus, da anarquia, onde todos fazem o que bem querem sem serem punidos, pois, existe uma diferença enorme em não gostar de uma lei, mas, por respeito fazer, e o não gostar e por desrespeito não fazer; o fiel ainda que não goste ele cumpri as leis.

• EXISTE BEÇÃO PARA TODOS QUE SÃO FIÉIS

→ Provérbios cap 28 v 20
“O homem fiel gozará de abundantes bênçãos; mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune.”

→ Mateus cap 25 v 21
Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

Comentário: Deus irá recompensar a todos que se mostrarem fiéis, e julgará o infiel, pois, diz Deus: NÃO FICARÁ IMPUNE. Não é difícil de entender está palavra, pois, nós a utilizamos no nosso dia-a-dia, pois, ninguém chega a um cargo importante sem antes mostrar seu valor sua fidelidade e compromisso em seguir as orientações recebidas. Patrão nenhum vai confiar em dar grande soma de dinheiro ao seu empregado, sem primeiros testá-los em quantias menores por muitas vezes. Um namoro não se tornará em casamento; se já no namoro houver traição. Com certeza há recompensa para os fiéis e os infiéis serão julgados e não ficaram impunes.

Conclusão: Meus amados, quando falamos de fidelidade encontramos em Deus e no seu filho Jesus Cristo fidelidade que não se pode medir ou calcular, pois, Deus o Senhor é Fiel com seu povo e por sua fidelidade não deixará de cumprir tudo que diz ao seu respeito e todas as sua promessas ele cumprirá; em certa ocasião Deus apareceu para um homem chamado Jacó e após lhe fazer grandes promessas ele disse a Jacó “Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado.”(Gênesis cap 28 v 15). Agora eu te pergunto o que isto significa? E a resposta na bíblia temos, isto é a fidelidade de Deus, ele não abandona todo aquele que ele chamou para ser seu filho. DISSE JESUS: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”(João cap 6 v 37), Deus é fiel para com você, ele promete: nos guardar, livrar do mal, nos sustentar, nos curar, nos perdoar e prometeu um dia voltar para junto com ele morarmos nas mansões celestiais; CREIA NESTA PALAVRA POIS QUEM PROMETEU É FIEL.

Ev. Eli Hudson
Assembléia de Deus

Nenhum comentário: