quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

COMUNIDADE CRISTÃ DE PERGAMO

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema : Apocalipse 2 v 12

“Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes:”

Titulo : A Comunidade Cristã de Pergamo

Introdução : O Senhor Jesus se apresenta aos cristãos de Pergamo como aquele que tem o poder de dissipar todo o mal. Ele é aquele, que tem a espada de dois gumes; ao proferir estas palavras, ele estava dizendo que também usaria, a sua espada e limparia sua casa (a Igreja de Pergamo), de toda impureza, imoralidade e idolatria que ali se encontra-se.

• PERGAMO UMA COMUNIDADE CRISTÃ DESTEMIDA

“mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.” (Apocalipse cap 2 v 13).

Comentário : O Senhor Jesus faz menção da fé dos cristãos desta comunidade e de seu destemor, e cita o crente fiel que ali habitava que por amor ao Senhor Jesus, foi morto, por não negar a sua fé em Cristo o crente Antipas. Note : Por que o Senhor Jesus, fez menção que satanás tinha residência naquela cidade? E o que isto significava?
Respondendo : Porque ali havia três grandes afrontas ao Senhor Deus: UM GRANDE TEMPLO E IMAGEN DE ZEUS, UMA GRANDE SERPENTE INTITULADA deus DA CURA E FOI ALI O PRIMEIRO LUGAR ONDE PASSOU A SE ADORAR AO REI DE ROMA CESAR. É importante ressaltar que este, é o principal propósito de Satanás; o qual é levar os homens a adorarem outros deuses, criados por nós mesmos, e por ter ali sua habitação(Satanás), ele influenciava esta cidade de tal modo, que ZEUS, A SERPENTE E CEZAR, eram adorados nas festas, banquetes e nas orgias que freqüentemente se fazia naquela cidade. Com certeza o servo de Deus, Antipas, foi morto por não adorar a nenhum destes deuses e principalmente a Cezar.

• A PUREZA DOS CRISTÃOS DE PERGAMO ESTAVA SENDO COMPROMETIDA

“Tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.” (Apocalipse cap 2 v 14). E ainda “tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas. (Apocalipse cap 2 v 15).

Comentário : Alguns cristão daquela comunidade, estavam aderindo, os ensinos do profeta Balaão, cujo Velho Testamento,(Bíblia Sagrada), o revela como amante do dinheiro e também como aquele, que ensinou a Baraque rei de Moabe, a destruir a pureza do povo de Deus, (Israel), através das mulheres e da idolatria(leia o livro de Números cap 22 — Velho Testamento). Já os ensinos dos Nicolaítas em nada se diferem, pois, pregava uma libertinagem entre casais, onde favorecia as uniões ilícitas e os adultérios.

• O CONVITE AO ARREPENDIMENTO

“Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.” (Apocalipse cap 2 v 16).

Comentário : O Senhor Jesus em seu amor e misericórdia, não deixou aquela comunidade sem sua palavra e revelação, pois, mostrou a eles seus erros e os direcionou ao caminho da pureza e santidade, “Arrepende-te”. Deus quis o arrependimento, tanto na adoração, pois, “Há um só Deus e um só Senhor” (1Timóteo cap 2 v 5) e tanto na pureza do matrimonio “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.(Hebreus cap 13 v 4 ). E se assim aquela comunidade de Pergamo, não os fizessem, ele viria em breve; SIM EM BREVE ELE VEM, e vai batalhar contra todos que adoram deuses criados por homens, e contra todos que não respeita a pureza do matrimônio, e isto também no meio cristão, pois, sua espada é de dois fio; Glorias a Deus, pois, ele é Santo e Justo.

• AS TRÊS PROMESSAS DE JESUS PARA OS CRISTÃOS DE PERGAMO

• Primeira promessa; o Senhor Jesus daria a eles o maná escondido,

“Ao que vencer darei do maná escondido” (Apocalipse cap 2 v 17)

Comentário : este maná não está ao alcance de todos, mas, daqueles que se preservarem santos e puros, este maná, não seria como aquele que era oferecidos e consagrados aos ídolos, nas festas idolatras e nas orgias que se seguia nestes locais em Pergamo, não, este é santo, e só comerão os que se purificarem e se santificarem de toda influencia pecaminosa do mundo.

• Segunda promessa, uma pedra branca;

“E lhe darei uma pedra branca” (Apocalipse cap 2 v 17)

Comentário : No passado os juízes, colocavam em uma urna duas pedras, uma branca e outra preta; sendo que, ao julgarem alguma causa, na hora do veredicto, se a pessoa fosse absolvido, era apresentado uma pedra branca. Esta grande promessa, o Senhor Jesus daria a cada um dos que se prepusessem, a se santificar, uma pedra branca, como sinal de sua absolvição. Imagine comigo, você diante de Deus, recebendo das mãos de Jesus uma pedra banca. Que honra não será! Ser achado justo diante de Deus e de seus santos anjos!

• Terceira promessa o novo nome

“E na pedra um novo nome escrito” (Apocalipse cap 2 v 17)

Comentário : Receber um novo nome, você já parou para meditar no que isto representa? Pense comigo; Por que seu pai ou sua mãe, deu a você este nome? Com certeza não teremos uma resposta homogenia, pois, cada um de nós, temos diferentes histórias, e em algum momento da vida de seu pai ou mãe, eles viveram algo especial e através de você e de seu nome, eles sempre se lembrarão; PENSA NO NOME DE JESUS : DEUS É SEU AUXILIO (tradução hebraica), sem mencionar que todo nome é dado em função de uma nova vida que surge; você desfrutará em Deus, UMA NOVA VIDA,pois, tudo que você passou e sofreu aqui nesta terra, não terá mais espaço nas suas lembranças, será uma nova vida e nova história e não haverá fim. Ao Senhor Deus e Pai, de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e ao Santo Espírito, que nos santifica, seja dada a horas e glorias para todo sempre amém.

Conclusão : Ao examinarmos, esta passagem Bíblica, somos convidados, a nos purificarmos e nos santificarmos, de toda impureza existente no mundo atual, bem com suas idolatrias e mentiras. Não é difícil perceber que Satanás, habita neste mundo, e que através das sua influências, os homens são levados a não adorarem a Deus e Senhor Jesus Cristo, e por sua vês se entregam aos prazeres extras conjugais, manchando seus matrimônios e praticando toda sorte de crimes e pecados. Veja : “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno” (1 João cap 5 v 19). Diante destas verdades, é necessário, que estejamos apercebidos, pois, o mal sorrateiramente quer nos influenciar como estava influenciando alguns cristãos de Pergamo, mas, vigiemos, pois, em breve, o Senhor Jesus vira e com sua espada e há de batalhar, contra todos os que amam e comete o pecado.

Ev. Eli Hudson
Ass.Deus M.Perus

Nenhum comentário: