domingo, 10 de janeiro de 2010

A COMUNIDADE CRISTÃ DE ÉFESO

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema : Apocalipse cap 2 v 5

Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”

Titulo : A Comunidade cristã de Éfeso

Introdução : O Apostolo João recebe de Deus grandes revelações e dentre estas revelações o Senhor Jesus Ressuscitado, dirige sua palavra ao seus servos e servas, das comunidades cristãs em toda Ásia as quais são: Éfeso Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Meditaremos neste texto, a revelação de Deus para Éfeso, que com certeza trará luz e ensinos, para que possamos andar como a genuínos cristãos.

• A IGREJA DE ÉFESO

— Esta Igreja aos olhares de todos, estavam vivendo um perfeito estado de fé e compromisso, pois, trabalhavam para Deus, fazia boas obras, não desistia facilmente e lutava contra os falsos Apóstolos e falsos ensinos, e foram virtudes mencionadas pelo Senhor Jesus. Veja :

Apocalipse cap 2 vs 2-3 e v 6

“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos;

E tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste.

Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço”

Comentário : Deus não deixa de mencionar suas virtudes; obras e trabalhos e perseverança. A Igreja de Éfeso também tinha grande capacidade para discerni falsos apóstolos e refutava com veemência os falsos ensinos. Todavia, o Senhor Jesus vê alem dos olhares humanos e mostrou a eles aquilo que eles não percebia, o qual era seu esquecimento do primeiro amor “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor” (Ap 2 v 4).

• O PRIMEIRO AMOR

— Paremos para meditar, nesta revelação de Deus para Éfeso; deixaste o teu primeiro amor, pois, este é o sentimento mais profundo e inesquecível que se possa imaginar, é um sentimento que te envolve noite e dia você respira seu primeiro amor, você dorme, acorda e anda em função do primeiro amor, querendo estar perto para conversar, abraçar, acariciar, fazer planos e projetos futuros, pois, todo aquele que vive o primeiro amor só quer agradar seu amado este é seu alvo e seu prazer. Os cristãos desta comunidade havia esquecido isto, e o seu trabalhos e obras havia se tornado uma rotina, algo sem vida e sem fervor, seu coração já não vibrava mais, suas ações já não lhes trazia a alegria do seu primeiro estado; Deus viu e cobrou o retorno “Lembra-te a onde caíste arrepende-se e volta ao seu primeiro amor”(Ap 2 v 5).

• VOLTA AO SEU PRIMEIRO AMOR

— Deus não quer religiosidade, ele quer a convicção de seus servos e a alegria de estarmos trabalhando para ele. É preciso amá-lo, como se fossemos um casal apaixonado, que não passa um só momento sem pensar em agradar seu amado(a). Quando olhamos para Deus e se filho Jesus Cristo, através da Bíblia Sagrada, logo vemos que é exatamente isto que ele sente por nós e esta chama não esta apagada, não pelo contrario está acesa no coração de Deus, pois, ele não deixar de pensar em nós nem só momento, ele se preocupa, ele nos entende, ele nos perdoa, ele nos ama e com amor eterno; sua preocupação por nós é tanta que o Senhor Jesus disse : “ Até os vossos cabelos estão contados” (Mateus cap 10 v 30), Deus se preocupa com você.

Palavras finais do Senhor Jesus para Éfeso

Deus conclui suas palavras com uma promessa; ao vencedor eu darei o direito de comer da árvore da vida “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Ap 2 v 7). Pensa neste direito! Este fruto era o fruto que Adão e Eva comia,(Gênesis cap 2 v 16-17; cap 3 v 22) e por conseqüência do pecado perdeu o direito e também nós, seus descendentes, mas, ao vencedor, o Senhor Jesus te devolverá esta benção perdida a milhares de anos.

Conclusão : Mediante este Texto Sagrado, eu te convido a enfrentar o desafio, de amar a Deus e a seu Filho Jesus Cristo, mesmo diante de tanta ilusão e mentiras, que nos são oferecidas diariamente para nos afastar de Deus. E a você que tem vivido uma religiosidade, eu te convido a se lembrar, aonde foi que você caiu, e se arrepender deste erro, e voltar a amar a Deus como antes você o amava e praticar as primeiras obras com fervor e alegria.

Ev. Eli Hudson

Ass.Deus M.Perus

Nenhum comentário: