domingo, 30 de maio de 2010

VALORIZANDO MINHA HERANÇA

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema: Lucas cap 15 v 14

“E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades.”

Titulo: Valorizando a minha herança

Introdução: Meus queridos, trago neste texto uma pergunta simples de ser respondida, a qual se refere aos dias de dificuldades e provações que segundo a palavra de Deus (Bíblia Sagrada), todos havemos de viver estes momentos. A pergunta é: Qual de nós deseja viver momentos de dificuldades e provações? A resposta é unânime; nenhum de nós, porem, isto não significa que pelo fato de não querer eu não viverei estes momentos. Meus queridos observem, o que disse Jesus “Basta cada dia seu mal”, pois, ao dizer estas palavras ele revela que os momentos de provações, de dores e de dificuldades sempre existirão e isto para todos os homens, pois, ninguém ficará sem ser provado de uma ou de outra forma. A questão é: como estaremos nós preparados para esta hora? Neste texto eu lhe convido a examinar uma história muito bonita, contada pelo Senhor Jesus denominada de: O filho pródigo, e através das palavras de Deus (Bíblia Sagrada), encontraremos saída para os momentos de provações e dificuldades.

• BREVE COMENTÁRIO SOBRE O FILHO PRODIGO

→ Pródigo segundo o dicionário é: esbanjador e gastador
→ Era o filho mais jovem (Lucas cap 15 v 11 e 12)
→ Sai de casa para viver sua própria vida longe de sua família (Lucas 15 v 13)
→ Gasta toda sua riqueza sem pensar no futuro ( Lucas cap 15 v 13-14)

• A HORA DA FOME

Lucas cap 15 v 14

“Houve naquela terra uma grande fome”

Comentário: Com certeza o esbanjador (PRÓDIGO), não se preocupou com isto, pois, estava cheio de razão, pois, não vivia mais sob a orientações de seu pai; era independente, tinha dinheiro, mulheres e muitos amigos, é como aquele ditado muito usado por pessoas que gosta de farras e baladas EU VIVO A VIDA INTENSAMENTE, e qual foi o resultado, o dinheiro acabou, a fome veio na cidade que ele morava, perceba que a fome veio para todos os moradores, todavia, o mais o mais atingido foi o esbanjador (PRÓDIGO), aquele que pensava ter razão de fazer da sua vida e do seu dinheiro o que bem quisesse.

• O QUE FAZER NA HORA DA NECESSIDADE?

→ O QUE O ESBANJADOR (PRÓDIGO), FEZ?

Lucas cap 15 v 15

“Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.”

Comentário: Quem não trabalhava terá que trabalhar, quem não pensava que o dinheiro acabaria verá que o dinheiro acaba, quem sempre viveu do melhor verá que nas horas de dificuldades terá que se contentar com o que lhe é oferecido e o trabalho será aquele que lhe aparecer.

→ O ESBANJADOR (PRÓDIGO), DESEJOU A COMIDA DE PORCOS

Lucas cap 15 v 16

“E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada.”

Comentário: O esbanjador (pródigo), percebe que na hora da fome o seus desejos já não é tão sofisticados, pois, seu corpo quer ser alimentado, mesmo que para isto ele precise comer alimento que é dado aos porcos.

→ O ESBANJADOR (PRÓDIGO), VÊ QUE NINGUEM LHE DAVA NADA

Lucas cap 15 v 16 (parte b)

“E ninguém lhe dava nada.”

Comentário: Para mim, este é o ponto auto desta história contada pelo Senhor Jesus, pois, o esbanjador (pródigo), percebe que os seus amigos só eram seus amigos enquanto ele gastava com mulheres e bebidas, e agora no momento de fome; cadê os seus amigos? Não tinha mais amigos, pelo contrario mesmo trabalhando na pocilga (lugar de porcos), seu patrão e as pessoas daquela terra não lhe ajudava com nada. Isto nos leva a refletirmos no que estamos fazendo com as oportunidades que Deus nos dá; será que estamos valorizando as nossas saúde? Será que estamos valorizando a nossa família? Será que damos valor a tudo que herdamos de Deus o Pai? Ou valorizamos, tal qual o filho mais moço desta história o esbanjador (pródigo).

• CAINDO EM SI

Lucas cap 15 v 17-19

17- Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18- Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
19- já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados.

Comentário: Meus amados, esta é a posição de caráter que devemos ficar perante Deus o Pai continuamente, CAINDO EM SI OU SEJA, OLHANDO PARA DENTRO DE NÓS E RECONHECERMOS NOSSOS ERROS E PECADOS E NOS HUMILHARMOS DIANTE DELE, pois afinal o que nós trouxemos para este mundo? Nada trouxemos, disse Jó: “Nu saí do ventre de minha mãe ” (Jó cap 1 v 21), pois, tudo que temos foi nos nado por Deus o Pai, e se assim cremos, devemos valorizar nossas heranças e não desperdiçá-las.

• O QUE OCORRE NO CORAÇÃO DO PAI AO VER SEU FILHO RETORNANDO E O QUE O PAI FAZ PELO FILHO QUE CAI EM SI?

Lucas cap 15 v 20-23

“Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.”

→ ENCHEU-SE DE COMPAIXÃO PELO FILHO; (Lucas cap 15 v 20)

→ LANCA-SE NO PESCOÇO DO FILHO PARA ABRAÇA-LO; (Lucas cap 15 v 20)

→ MANDA TRAZER A MELHOR ROUPA PARA O FILHO; (Lucas cap 15 v 22)

→ MANDA TRAZER UM ANEL PARA O DEDO (SIMBOLO DE AUTÓRIDADE); (Lucas cap 15 v 22)

→ MANDA TRAZER SANDÁLIAS PARA OS PÉS, (Lucas cap 15 v 22)

→ MANDA MATAR UM BEZERRO PARA UM BANQUETE; (Lucas cap 15 v 23)

Comentário: Meus amados, por que o pai fez tudo isto por aquele filho? Está questão não foi entendida pelo irmão mais velho, e penso que não seja também entendida por muitos de nós, (veja os versos 25 à 30 do capitulo 15 de Lucas). A resposta é uma só O FILHO CAIU EM SI, este filho percebeu o erro que cometeu, e agora estava disposto a não ser considerado filho de seu Pai, ele havia aprendido a valorizar as pequenas coisas e como empregado de seu Pai estava disposto a trabalhar com fidelidade pelo salário de um empregado comum “EU NÃO SOU DIGNO DE SER CHAMADO SEU FILHO” (Lucas cap 15 v 21). Meus amados qual de nós é digno, de ser chamado filho ou filha de Deus o Pai? Visto que somos pecadores por natureza, disse o Salmista Davi “Em pecado me concebeu minha mãe”( Salmo 51 v 5) disse o Apostolo Paulo “Éramos filhos da ira” (Efésios cap 2 v 3), mas agora Deus com seu infinito amor nos dá o direito de sermos chamados filhos de Deus veja:

→ (João cap 1 v 11-12)

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”

→ (1 João cap 3 v 1)

“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus”

Comentário: Concluo este texto, mencionando as horas de tribulações que com certeza passaremos, isto pode ser hoje ou daqui muitos dias, a hora não sabemos, mas, se dermos valor à herança que Deus nos concedeu; isto é: saúde, família, trabalho ou bens; se assim o fizermos teremos de Deus o Pai, a segurança que um filho tem ao ser ajudado por seu Pai ao está fazendo o que é correto veja: “Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier, porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.” (Provérbios cap 3 v 25 e 26).

Ev. Eli Hudson
Assembléia de Deus

Nenhum comentário: