sexta-feira, 28 de maio de 2010

COMO IDENTIFICAR O VERDADEIRO AMOR

A paz do Senhor Jesus a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema: 1 Coríntios cap 13 v 4

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece”

Titulo: Como identificar o amor verdadeiro

Introdução: Como poderemos avaliar o amor de uma pessoa por nós? Com certeza a resposta não é simples de se definir, mas, não é simplesmente por aquilo que ela diz“eu te amo”, pois, o amor é mais que palavras, e ainda que seja um sentimento abstrato ele apresenta formas através das atitudes das pessoas e por meios dessas atitudes, passamos a definir se tal pessoa nós ama ou não. Meus amados se tratando deste sentimento, todos temos alguns comentários a falar, pois todos vivenciamos emoções que ficaram marcadas em nosso ser; sendo que umas queremos esquecer e outras queremos lembrar, e através destas experiências eu acredito, que sabemos definir o amor verdadeiro e o falso amor, e pela Bíblia Sagrada, Deus aprimorar nosso conhecimento neste sentimento sublime chamado AMOR.

● AMOR MATERNO

Isaías 49 v 15

“Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”

Comentário: O próprio Deus identifica o amor materno como sendo amor verdadeiro e foi único foi possível de ser usado como referencia, para que tivéssemos idéia da magnitude de seu amor por nós, pois, ainda que não ousamos questionar o amor materno ele falha, exemplos temos de mães que jogam seus filhos na lata de lixo, outras abandonam em alguma porta qualquer e soubemos de um caso registrado na mídia recentemente de uma mãe que jogou sua filha no rio e por um milagre a criança foi resgatada e adotada por alguém que quis amá-la. Todavia Deus diz “Mas ainda que esta se esquecesse (mãe), eu, todavia, não me esquecerei de ti” Deus não se esquece de você jamais.

● AMOR PATERNO

Mateus cap 7 v 9-11

“Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?”

Comentário: O Senhor Jesus fez menção do amor paterno e disse que mesmo existindo maldade no coração dos homens, eles sabem dar aquilo que é bom para seus filhos “Se vós, pois, sendo maus sabeis dar boas dádivas a vossos filhos quanto mais vosso Pai, que está nos céus” e ao revelar esta verdade também revela que o amor de Deus o Pai pela humanidade é sem comparaçãoQuanto mais vosso Pai, que está nos céus” o amor de Deus por você está bem acima de tudo que você possa imaginar.

● AMOR FRATERNO (amor de irmãos)

Já o amor fraterno é tão falho que grande parte das referencias que na Bíblia encontramos trata-se de tragédia, envolvendo invejas e mortes veja alguns exemplos:

Caim mata seu irmão Abel; (Gênesis cap 4 v 3 – 8)

José filho caçula de Jacó foi vendido por seus irmãos para ser escravo, pois seus irmãos sentiam inveja dele e de seus sonhos. (Gênesis cap 37 v 26 – 28)

Abimeleque matou seus irmãos visando o poder; sendo que o numero de seus irmãos era setenta (o grande números de irmão se explica pelo fato de Gideão ter muitas mulheres). Abimeleque alugou o serviço de matadores e matou todos numa pedra (Juízes cap 8 v 30 e cap 9 v 1 – 5)

POR ISTO BEM DISSE O PROVERBISTA:

Há amigo que é mais chegado do que um irmão” (Provérbio cap 18 v 24)

● JESUS É O VERDADEIRO AMIGO

São João 15,13

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”

Comentário: Quando se trata de amor fraternal, logo percebemos que este amor na maioria das vezes é subjugado pela inveja, ódio e ambição e até o amor de um estranho (amigo), que não compartilha sua herança sangüínea pode ser maior que daqueles que tem seu sangue, e se tratando de AMIGO VERDADEIRO, TEMOS O SENHOR JESUS O MELHOR AMIGO QUE O HOMEM PODE TER, pois ele foi o único que sendo santo e justo, morreu por nós pecadores, pois, diz as Escriturasque por um justo alguém ousaria morrer, mais, e pelos injustos alguém morreria? JESUS MORREU PROVANDO QUE ELE É O AMIGO VERDADEIRO (Romanos cap 5 v 7)

JÁ O AMOR DE DEUS É TÃO GRANDE QUE NÃO PODE SER DEFINIDO

João cap 3 v 16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

Comentário e Conclusão: O Apostolo João ao falar do AMOR DE DEUS, não consegue defini-lo, pois diz: de tal maneira, isto não era para menos, pois não existe palavras em língua alguma que possa definir com palavras a magnitude do AMOR DE DEUS, pois, o amor de Deus pela humanidade é incomparável não existe formas de amor que se assemelha ao AMOR DE DEUS, pois, como vimos o amor materno é o maior e inclusive foi a referencia usada por Deus o Pai, porem, não é infalível,já o amor paterno mesmo sendo grande é falho, pois existe maldade nos corações dos homens, e ao observarmos o amor fraterno percebemos que ele é tão fraco que existe amigos que pode nos amar mais que nossos irmãos, mas, quando olhamos o AMOR DE DEUS por nós, o enxergamos dando seu unigênito o Senhor Jesus Cristo, para morrer por nós pecadores, diante desta imensidão de amor; não com palavras mais com ação, é fácil concluir que Deus o Pai e seu Filho Jesus Cristo nós ama e este amor é infalível eterno e real, portanto meu amigo se ainda não se rendeu a este amor, se renda agora mesmo , pois, disse o Senhor Jesus “Aquele que vem Amim de maneira nenhuma o lançarei fora”.

Ev. Eli Hudson

Assembléia de Deus


Nenhum comentário: