quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Um coração contrito Deus não rejeitará

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos ! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário

Tema : Salmos cap 51 vs 4,16-17

4 Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos;
16 Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias.
17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Titulo : Um coração contrito Deus não rejeitará

Introdução : Pecado, uma palavra, que a cada vês mais está sumindo, do nosso vocabulário, pois hoje em dia é confortável para as pessoas aceitarem o relativismo ou seja tudo é relativo, não porém, para aqueles que temem ao Senhor Deus, pois, diz o Senhor por meio de seu servo Apostolo Paulo “Todos pecaram e separados estão da gloria de Deus”(Romanos cap 3 v 23) Disse o profeta Isaias “As vossas iniqüidades, me separam de vocês” (Isaias cap 59 v 2) e ainda disse o Apostolo João “Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1º João cap 1 v 10). Agora eu te pergunto : Quantos pecados Deus perdoa ? Qual pecado, Deus não perdoa? Existe limite para Deus perdoar alguém? Por que eu peco ?

● Pecados de Davi

O texto que usamos como tema desta mensagem, se refere ao rei Davi que também era compositor de Salmos estes inspirados por Deus.
Nesta ocasião o Salmista Davi(Salmos 51), que também sendo rei da nação de Israel, estava se confessando diante do Senhor Deus, por cometer uma series de pecados que por fim levou ao assassinato de um homem justo(Urias); pois, 1º cobiçou, 2º adulterou, 3º ocultou, 4º não assume a paternidade da gravidez da mulher que adulterou, 5º planeja e mata o marido da mulher que sofreu o adultério, 6º comete o pecado do fingimento ao casar-se com a mulher do homem que acabará de matar,como se ele fosse uma pessoa piedosa, que estava fazendo um bem a viúva. Texto da Bíblia Sagrada ( 2º Samuel cap 11)

● Deus torna publico o pecado de Davi
→ Deus envia o Profeta Natã a casa de Davi e revela, que Deus viu tudo o que ele havia cometido, não respeitando seu próximo em nenhum sentido, e que aquilo que ele cometeu em oculto Deus o faria em publico com ele, e a espada jamais sairia da sua casa. Texto da Bíblia Sagrada (2º Samuel cap 12).
→ Como cumprimento da palavra do Senhor, Davi sofreu forte tormento familiar, pois seu próprio filho violenta sua irmã, (filha de Davi). O seu irmão Abisalão (filho de Davi), se vinga e mata o seu irmão. E mais a frente este próprio Abisalão quer tomar o trono do pai (rei Davi), onde Davi é obrigado a fugir, deixando sua esposas(concubinas), para traz no palácio real, e para infelicidade de Davi, seu filho Abisalão adultera com todas as esposas de seu pai na pátio real.Texto da Bíblia Sagrada (2º cap 13) e (2º Samuel cap 16 vs 20 à 22)

→ Não devemos brincar com Deus, pois tudo que o homem semear isto também ceifará (Gálatas cap 6 v 7).

● Houve perdão para Davi
→ Sim, Diz a palavra do Senhor que, no momento que o profeta revela, seus pecados ele se arrepende, e Deus o perdoa veja:
“Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras.” (2º Samuel cap 13 v 13)

→ Também notamos no cap 51 do livro dos Salmos outra confissão do rei Davi, texto tema veja :

4 Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos;
6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo;

● Davi entendia que para agradar a Deus era necessário um coração verdadeiramente arrependido e não sacrifícios.

16 Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias.
17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Comentário : Existem pessoas que ao cometerem algum pecado, passam a se penitenciar duramente, ou ainda a fazerem muitos atos de bondades e esmolas, como que se fosse apagar o erro que foi cometido, pela bondade praticada. Não isto não tem efeito para Deus, pois, ele quer a verdade no intimo de seu coração, ele quer arrependimento sincero, ele que ver seu coração chorar de quebrantamento, pelo pecado cometido ele quer ver você confessar seu erro, pois, sacrifícios não adianta se não houver verdade.

Conclusão : Meus queridos, Deus é amor, e seu amor está diante de você, basta você querer desfrutar, da sua graça e verdade, disse o Apostolo João “ Meus filhinhos, não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.(1º João cap 2 v 1). Se Deus, na era da Lei de Moisés, perdoou a Davi, de todos os pecados que ele cometeu, será que ele não te perdoaria também, nos dias de hoje?. Portanto, arrependa-se e se converta ao Senhor Jesus Cristo o Salvador da humanidade.
“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João cap 3 v 17-18)

Ev Eli Hudson
Ass.Deus M.Perus

Nenhum comentário: