terça-feira, 17 de março de 2009

A FÉ EXIGE SUBMISSÃO

A paz do Senhor Jesus Cristo, quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema : (II REIS cap 5 v 1- 14)
“Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado.
Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso.” (v 9 -11)

Titulo : A FÉ EXIGE SUBMISSÃO

Introdução : Neste texto sagrado registrado em (2 Reis cap 5 v 1 -14) falaremos de um homem que em muito se compara a nossa fé em Deus; pois, tal homem tinha uma enfermidade e movido pela fé de ser curado, viaja de sua terra ao país de Israel e quando chegar a onde segundo sua fé seria curado, descobre que sua fé não foi suficiente e precisa fazer algo ainda para alcançar o milagre.

Comentando o Texto

Comentário 1 : É de notar que Naamã tinha fé na cura, porém, não naquelas palavras que acabará de ouvir, pois diz o texto sagrado “Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso”.
A fé de Naamã pode se comparar a fé da maioria das pessoas,pois, acreditamos que Deus faz milagres extraordinários e estamos disposto qual Naamã a vir de longe para alcançar os milagres (do país da Síria a Israel), porem quando chegamos e nos deparamos com uma noticia, que nos desagrada, perdemos a fé; ao invés de superarmos mais aquele desafio.

Comentário 2 : Deus está disposto a fazer milagres a todas as pessoas que se aproxima dele com fé. (Hb 11 v6) “ Aquele que se aproxima de Deus é necessário crer que ele exite e que é recompensador de todos que o busca”. Todavia, a resposta de Deus ira de encontro com nosso verdadeiro sentimento; você realmente quer ser curado Naamã? Sê quer ? Faça isto mergulhe sete vezes no rio Jordão.

Comentário 3 : Todos queremos milagres! Mas, nem todos querem o caminho que Deus determina, para o milagre acontecer. Pois, avaliamos todo o caminho e trajeto que fizemos e achamos que é grande coisa,(vim de longe e agora quer que eu me submeta a isto?), talvez aquilo que fazemos, seja grande aos nossos olhos,porem, não aos olhos de Deus. Ainda mais quando descobrimos que só é mergulhar no rio sete vezes, Falamos como Naamã, verso (v12) “ os rios de onde eu moro são melhores que este rio, alias melhores que todas as águas de Israel”. Se fosse pra mergulhar aqui mergulhava lá.

Comentário 4 : Para Naamã ele não tinha mais nada que fazer ali, pois no verso (v12b),diz “ ele se retira indignado”; eu te pergunto Naamã perdeu a sua benção? Deus viu sua indignação e não esta disposto a abençoar mais?
Existe um dito entre o meio cristão que diz ( o anjo passou e você perdeu a benção) ou ainda ( não pode ficar nervoso senão perde) ou ainda (tem que estar ligado), entretanto, Naamã fez tudo que o dito popular reza, que não se pode fazer pra não perder a benção. Mas Deus não recuou a benção de Naamã, isto é tão certo que Naamã, ouviu um bom conselho e ao escutar aquele conselho, cedeu a vós do Senhor mediante o profeta. pois dizia verso (v13) “ Naamã o que o profeta te pediu não é dificiu é só mergulhar sete vezes”, meu amados, nós temos uma tendência de enxergarmos as coisas que Deus nos determina como difíceis, mais, Deus não nos prova alem da nossa capacidade (1 Cor 10 v 13b) “fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar”. Antes ele quer que crescemos de fé em fé, (Rm 1 v17).

Conclusão : Quero concluir dizendo: A fé pode ser comparado a uma semente, que deposita ao solo descobre, que sua benção é subir, vencer o solo resistente para receber aos raios solares; mais quando chega ao sol vê que seus raios são mais intensos que imaginava, e corre o risco de morrer pelo calor, só lhe resta uma saída descer suas raízes o mais profundo possível e encontrar os lençóis de água, para nutrir suas folhas e vencer o calor do sol. Naamã subiu,porem, teve que descer.
Como foi sua subida → Creu nas palavras de sua esposas ditas pela menina → Comunicou ao rei da Síria sua fé → Veio até Israel com presentes e uma carta pedindo a cura → E já tinha em sua mente o formato que deveria acontecer o milagre.
Como foi sua descida → Ouviu o conselho de seus cervos → ( Ouvir conselhos de criados? Ele ouviu) → Se desfez de toda indignação → (Não importa se os rios da minha terra é melhor que este) → Se humilhou a voz do profeta→ (Mergulha sete vezes). A descida nos fará lembrar que diante de Deus todos devem se humilhar e submeter a sua palavra e vontade, não importa o quanto já fizemos; diante de Deus não fizemos nada, pois o que nos justifica diante dele é a fé no seu nome e na sua graça.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efesios cap 2 v 8).

Suba até o Sol da Justiça Chamado Jesus Cristo, porem antes desça e tenha raízes profundas na sua palavra (Bíblia Sagrada), pois em uma dessas subidas ele nos vai mandar descer.

Ev Eli Hudson
Ass. Deus M.Perus

Nenhum comentário: