sábado, 29 de agosto de 2009

A FRAGILIDADE HUMANA

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus, nosso pão diário.

Tema : Salmos cap 39 v 4 – 5

4 Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou.
5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.

Titulo : A fragilidade humana

Introdução : Quero trazer neste texto acima mencionado, uma pergunta em forma de reflexão. Por que somos tão frágil? Por que nossos projetos em sua grande maioria não são permanentes? Por que quase tudo que se é feito pelo ser humano são substituídos?. O Salmista reflete sua existência na terra e diz: por mais firmes que sejamos somos uma vaidade ou seja uma cousa passageira, pois por mais que vivamos um dia morremos, por mais que somos fortes, um dia perderemos nossas forças, por mais que sejamos belos (a) está beleza se acabará e logo será esquecida. Diante de tais questionamentos: Como o homem tornou-se uma vaidade?

Vaidade :
1. Qualidade do que é vão, inútil, sem solidez nem duração.
2. Ostentação. / 3. Vanglória. / 4. Futilidade

• OLHEMOS A VAIDADE HUMANA NO JARDIM DO EDÉM

Deus estabeleceu o homem e a mulher para serem eternos,todavia Adão e Eva quis ser igual a Deus e o preço da sua vaidade foi alto, perdeu a vida eterna e foram expulsos do jardim, por darem credito ao que disse a serpente ao invés de ficarem com a palavra dita por Deus o Senhor.

— Disse Eva para serpente: (Gênesis cap 3 v 2-5)
“Disse Deus: não comereis, para que não morrais”

— Disse a serpente para Eva:
4 Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus.

• Como resultado do sua vaidade foram expulsos do jardim
Gênesis cap 3 v 23
23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.

Comentário : Perceba a vaidade de Adão e Eva, quiseram ser igual a Deus, desobedecendo sua ordem pelo desejo de vangloria e ostentação, a partir daí tornara-se serem transitórios, sem solidez e sem duração, pois trocaram o certo a palavra de Deus, pela palavra da serpente. Como resultado a humanidade sofreu e ainda sofre pelo pecado original o pecado de Adão e Eva.

• A percepção do Salmista (texto acima citado)

Ao dizer: “Faz me conhecer o meu fim” ele estava dizendo: não deixa hó Deus, eu me esquecer que não sou eterno, pois, meus dias hão de findar, não deixa eu abusar da saúde, pois logo mais, eu precisarei dela e não mais a acharei.
Também diz: “Qual a medida de meus dias”. Ao enxergarmos tal percepção do Salmista, pelo fato de querer saber a medida de seus dias, eu te pergunto: Se você soube-se que você só tem poucos meses de vida o que você faria? Com certeza nós não temos tal resposta, pois, não paramos para refletir sobre isto, entretanto, os nossos dias se vão como uma sobra que logo passa, ou ainda como as estações do ano por melhor que seja ou pior que seja ela logo se vai. O QUE TEMOS FEITO DE CONCRETO QUE REFLETIRA NA ETERNIDADE?

• Só em Jesus cristo o filho de Deus, temos a garantia eterna

1 João cap 5 v 11
“Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho”

Romanos cap 6 v 23
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”

Conclusão: Concluo esta reflexão dizendo: poucos são os dias que Deus nos deu, para tanto deixemos toda as vaidades que nos cercas e nos apeguemos no que é realmente é concreto e que refletirá na eternidade, falo do Senhor e Salvador Jesus Cristo o filho de Deus.

Ev. Eli Hudson
Ass.Deus M.Perus

Um comentário:

Anônimo disse...

é verdade porque somos tão fragil?
um abraço amigo
boa pergunta