quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

OS PLANOS DE DEUS INCLUEM AS MULHERES

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema: João cap 4 v 27

“E nisto vieram os seus discípulos, e se maravilharam de que estivesse falando com uma mulher”

Titulo: Os planos de Deus incluem as mulheres

Introdução: Meus queridos, trago nesta mensagem uma reflexão Bíblica, sobre a importância da mulher nos propósitos eternos de Deus o Senhor, e para nossa alegria, foi o Senhor Jesus Cristo quem abriu para as mulheres a porta da Salvação, e deu a elas o direito de serem juntamente com os homens suas servas e obreiras da sua obra, se tornando suas discípulas. E diante desta reflexão e abertura do Evangelho para as mulheres; eu me recordo de outro texto Sagrado que Diz: “A porta que eu abro ninguém a pode fichar” (Apocalipse cap 3 v 8), diante da revelação de Deus é fácil entender que Deus Jesus abriu a porta para as mulheres e não haverá homem nenhum que possa fechar a porta aberta por Jesus o Salvador.

• O SENHOR JESUS DEU MULHER O DIREITO DA FALA

O Senhor Jesus ao estar sentado junto ao poço feito por Jacó, ao ver se aproximar uma mulher lhe pediu água “Dá-me de beber” (João cap 4 v 7), talvez para o nosso contexto secular isto não é nada de mais, todavia, no contexto histórico, isto não era bom ou alguma coisa agradável de se fazer (falar com mulher em publico). Hoje nós os povos que se denominam cristãos, damos a Deus graças pelo seu Filho Jesus, pelo fato de ter Ele dado o direito a fala para as mulheres, talvez você diga não: Não foi bem assim que tudo começou, mas, começou na primeira guerra mundial guando ocorreram manifestações de mulheres russas por “Pão e Paz” onde também teve o marco da revolução industrial em 1917; ou então você pense, que tudo começou quando a ONU designou em 1975 o dia mundial das mulheres e só então as mulheres passaram terem seu reconhecimento e o seu clímax ocorreu em Dezembro de 1977 onde foi adotado pelas Nações Unidas o dia internacional da mulher; meus queridos se pensas desta forma é porque lhe falta o conhecimento da palavra de Deus, para perceberes que o plano de Deus para as mulheres se deu inicio já no Édem Jardim de Deus, quando Disse o Senhor a mulher “A sua semente ferirá a cabeça da serpente” (Serpente a representação de Satanás) (Genesis cap 3 v 15). Sim, Deus tem planos para os homens, mas, não excluiu as mulheres desses planos, pois, o nosso Senhor e Salvador Jesus em cumprimento a palavra dita a Adão e a Eva no Édem, foi gerado pelo Espírito Santo no ventre da mulher sem o auxílio de homens, pois, Maria era virgem (Lucas cap 1 v 27-35), sim eu vos afirmo, Deus tem planos para serem executados e nesses planos ele inclui as mulheres junto com os homens.
Voltemos ao dialogo do Senhor Jesus com a mulher “Dá-me de beber” ao dizer estas palavras a reação da mulher não foi outra, senão de alguém irritada, pois, o Mestre estava em uma aldeia Samaritana e os judeus não se falavam com os samaritanos, e ainda mais com uma mulher. Agora este judeu desconhecido vem lhe pedir água; observe o que disse ela: “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” (João cap 4 v 9), Mas, no tocante a irritação da mulher pelo fato do Senhor Jesus ter lhe dirigido a palavra para lhe pedir água Ele disse a ela: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva” (João cap 4 v 10), reflita comigo neste ponto e veja que o chamado do Senhor Jesus não se dirige somente aos homens; veja:
Primeiro disse: “Se você conhecesse o dom de Deus” perceba que o Mestre lhe responde de forma inspiradora, dando a entender a mulher que o dom de Deus é para todos inclusive para ela mulher samaritana.
Segundo disse: “Se soubesse quem é que te pedes” a mulher achava que estava diante de um judeu como os demais, mas, para a sua surpresa aquele judeu não era igual aos outros, pois, ele falava com mulheres samaritanas e lhe comunicava a palavra de Deus referente ao amor de Deus por ela, e agora lhe inspirava a conhecer aquele que lhe dirigia a palavra: “Se soubesse quem é que te pedes”
Terceiro disse: “Tu lhe pedirias e ele te daria água viva” Cristo disse a mulher, se você tivesse conhecimento das coisas que lhe falo, seria você quem me pediria água e eu lhe daria água viva. Observe que o amor de Deus o Pai de nosso Senhor Jesus é dirigido de forma pessoal a esta mulher, e se ela pedisse; receberia água viva. Agora eu pergunto: Que dom é este oferecido pelo Senhor Jesus? O dom de Deus é o amor, e Deus não só reservou aos homens, mas, também as mulheres e isto o Filho de Deus Jesus Cristo revelou, num momento de extrema rejeição dos homens pelas mulheres, onde a sociedade via a mulher sem valor algum, salvo pelo fato de poder gerar filhos, de resto a mulher era humilhada, desprezada e rejeitada, mas, não pelo Senhor Jesus, que falava com elas e respondias as suas duvidas referentes a Deus e a adoração, veja o que lhe perguntou a mulher no decorrer do dialogo “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar?” (João cap 4 v 20), esta mulher estava cheia de duvidas, mas, os homens não lhe dava esclarecimentos, seus conhecimentos era de ouvir o que os outros deizia, mas, o Senhor Jesus também anseia em esclarecerem as mulheres pessoalmente assim como tirava as duvidas do seus discípulos de forma pessoal, tirou também desta mulher veja:
“Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João cap 4 v 23-24). Oque isto quer dizer? Quer dizer, que Deus é onipresente, pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e para adora-lo não existe lugar definido, agora mesmo ao ler este texto nós podemos adora-lo pela suas palavra; Glorias a Deus pelo seu Filho Jesus o Salvador do mundo!
A mulher pediu ao Senhor “Dame desta água”, qual foi a resposta do Senhor “chama seu marido” (João cap 4 v 15-16), logo, o Senhor quer usar as mulheres na evangelização e também como instrumentos de benção para o lar; isto não está reservados só para o homem, mas, também para as mulheres. Lembra do momento de sua morte e ressureição; Quem foram as primeiras pessoas ao verem ressucitado? Sim, foram elas as mulheres, e por isto, o Senhor Jesus lhes concedeu o direito de anunciar sua ressureição de primeira mão aos seus Apóstolos (João cap 20 v 14-18).

• O SENHOR JESUS DEIXOU OS HOMENS MARAVILHADOS

João cap 4 v 27

“E nisto vieram os seus discípulos, e se maravilharam de que estivesse falando com uma mulher”

Esta não foi a única vez, que o Senhor Jesus Cristo deu a mulher sua atenção e amor, pois, quando observamos o fato, na ocasião que pegaram uma mulher no ato de adultério; os judeus que faziam oposição as obras que Jesus fazia, trouxeram a mulher para que o Senhor Jesus julga-se, e ainda mencionaram o que diz a Lei de Deus escrita por Moisés servo do Senhor: “E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?” (João cap 8 v 1-5), repare no texto que diz:
“AS TAIS SEJAM APEDREJADAS”
Agora eu pergunto onde está o homem nesta história? Por acaso a mulher adultera sozinha! Não, a verdade era que as mulheres eram oprimidas pelo homem, e enquanto se fazia vista grossa para o homem, se queriam matar as mulheres apedrejadas, mas, o texto que Moisés escreveu está assim: “Ambos morrerão” (Levítico cap 20 e 10), também, é necessário lembrar o texto relatado por São Lucas, onde menciona a ocasião que o Mestre foi convidado para Jantar na casa de Simão um homem da seita farisáica, e ao estar sentado na mesa da casa de Simão; veio uma mulher com um vaso de ungüento caríssimo e ungia os pés do Senhor Jesus com aquele perfume caríssimo e ao ungir seus pés, também beijava, chorava e enxugava com seus cabelos; mas, aquilo para Simão foi um sinal de desaprovação, pois, aquela mulher era uma mulher da vida, não era digna de estar ali, e para Simão o Mestre não era profeta vindo de Deus coisa nenhuma, pois, como não se dava conta de quem era aquela mulher! Meus queridos, o Senhor Jesus veio livrar os cativos e oprimidos e as mulheres estavam oprimidas pelo homem, mas, o Mestre o Salvador disse a Simão: “Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento”. O Mestre disse a mulher: “Os teus pecados estão perdoados” (Lucas cap 7 v 38-50).

Conclusão: Concluo este texto glorifiando a Deus o Pai pelo seu Filho Jesus, que nos deu a Salvação pela sua morte na cruz; isto incluindo homens e mulheres, e não somente isto, mas, nos deu exemplo de amor e respeito pela mulher como indivíduo e a livrou da opressão dos homens, e se alguem pensa que foi a ONU que deu a mulher a liberdade, está enganado, pois, foi o Senhor Jesus o meu Salvador e está porta está aberta e não existe que homem algum que possa fechar (Apocalipse cap 3 v 8).

Ev. Eli Hudson
Assembleia de Deus

Nenhum comentário: