terça-feira, 13 de julho de 2010

AS PROMESSAS DE DEUS NÃO ENVELHECEM

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Venho vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema: Romanos cap 4 v 18 e 21

“O qual, em esperança, creu contra a esperança, e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer”

Titulo: As promessas de Deus não envelhecem

Introdução: Meus amados, neste texto trago uma pergunta um tanto conflitante, pois: Pode alguém tendo esperança crer contra ela? A resposta é sim, pois, Abraão recebeu do Senhor Deus uma promessa de ter um filho isto de sua esposa Sara, sendo ela estéril (Gênesis cap 11 v 30), todavia, Abraão mesmo considerando seu corpo já velho, pois sua idade se aproximava dos cem anos, não duvidou do Senhor Deus, pois, aquele que prometeu é poderoso para cumprir (Romanos cap 4 v 19-21). Meus amados, eu vos convido a serem fortalecidos na fé por meio da palavra de Deus (Bíblia Sagrada), e entender que ainda que os anos passem, tudo aquilo que Deus o Senhor falou por meio dos seus servos e profetas permanecerá inalterado até o dia do seu cumprimento, pois, ainda que o tempo passe e nós envelhecermos, todavia, AS PROMESSAS DE DEUS NÃO ENVELHECEM.

● DEUS ESCOLHEU ABRAÃO E O FEZ PROMESSA

Gênesis cap 12 v 1-4

“O Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção, e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.”

Comentário: Deus se manifesta a Abrão e põem diante dele grandes promessas as quais são: a promessa de sê tornar uma grande nação, de ter um nome tão grande que não seria esquecido, de sê tornar uma benção para todas as famílias da terra; isto aconteceu com Abrão na idade de setenta e cinco anos, e com fé na palavra dita por Deus, ele sai de Harã sua terra natal e vai por fé a uma terra desconhecida, mas os desafios de Abrão até que Deus o Senhor viesse a cumprir suas palavras a ele foram muitos, e para mim o principal deles o qual também atinge a todos nós, foi o tempo da espera.

● AS CRISES DA ESPERA DE ABRÃO

→ A crise de achar que seu herdeiro seria o filho do seu funcionário

Gênesis cap 15 v 2-3

“Disse Abrão a Deus o Senhor: A Senhor que me as de dar, pois ando sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro”.

Comentário: As crises da espera são inevitáveis, pois, Deus o Senhor prova a paciências dos seus servos, muitos de nós como a Abrão, ao perceber que o tempo está passando e a benção não vem questiona a Deus como fez Abrão, e alguns vão alem, deixando de servi-lo, voltam a traz, murmurando e blasfemando de Deus. Meus amados, Deus o Senhor prova a nossa paciência, nossa fé e perseverança em receber as suas promessas; veja o exemplo da Mulher Cananéia!

→ O Senhor Jesus estava passava próximo da região de Tiro e Sidom, e uma mulher cananéia começa a gritar o nome de Jesus e pedi-lo que livra-se sua filha dos demônios, mas o Senhor Jesus não lhe respondeu, os discípulos de Jesus também intercederam por ela, mas o Senhor Jesus não lhe respondeu, e quando permite que ela se aproxima-se Ele diz: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos; com certeza para muitos esta seria a ultima palavra do Senhor Jesus, isto para todos aqueles que desistem, que não persevera, que se entrega pelo cansaço e que é vencido pelo tempo, talvez alguns de nós poderia dizer a quanto tempo eu estou gritando para nada! Mas aquela mulher disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã. (Mateus cap 15 v 21-28)

→ A Crise da interpretação da promessa

Gênesis cap 16 v 2

“Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.”

Comentário: As crises da espera, também nos fazem interpretarmos tudo aquilo que Deus o Senhor tem falado de forma errada, ou melhor, a interpretarmos de modo que nos convêm, que nos favoreça, pois, a maioria de nós, não agüenta esperar até que Deus venha cumprir suas palavras, e com isso, damos lugar ao erro de ajudarmos a Deus, ou melhor, cortamos a cruz encurtando o tempo e o caminho para chegarmos mais rápido na benção de Deus. Permita-me ir um pouco alem, pensa no que pode ter imaginado Abrão, “Puxa vida, para minha mulher ter uma idéia desta só pode ser de Deus, eu nunca imaginaria uma coisa assim, ou ainda Deus trabalhou no coração de Sara”. O resultado deste erro, o fez infeliz, pois, logo mais a frente Abrão a mando de Deus, precisou fazer o que Sara sua mulher pediu, mandar embora o seu filho e a mãe com uma mão na frente e outra atrás, como diz o dito popular (Gênesis cap 21 v 10-14)

● COMO ABRÃO FOI FORTALECIDO NA FÉ EM MEIO AS CRISES?

→ Deus o fortaleceu na ocasião em que pensou que seu herdeiro seria o filho de seu funcionário veja:

Gênesis cap 15 v 4-6

“E disse Deus a Abrão: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro. Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.”

→ Também foi fortalecido após a ocasião em que interpretou a promessa de Deus de maneira errada veja:

Gênesis cap 17 v 1-2 ; 5

“E disse Deus a Abrão: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito; e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei; não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto”

Comentário: Meus amados perceba a bondade de Deus o Senhor sobre seus fiéis, pois, o tempo da espera trouxe aflição ao patriarca Abraão, assim como traz aflição a todos que tem de Deus uma promessa de bênçãos e vitórias, e assim como Deus fortaleceu o patriarca o mostrando as estrelas, de modo que ele se alegrasse em vê o tamanho que seria a promessa de sua descendência, sejamos fortalecidos pelas palavra, do Senhor Jesus quando disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” (Marcos cap 13 v 31). E na ocasião em que Abraão peca, interpretando de maneira errada a promessa de Deus para si, ainda assim, o Senhor Deus o fortalece, antes dizendo “Anda na minha presença e sê perfeito”, pois é isto que Deus requer de seus servos; meus amados, permita-me de uma forma simples interpretar este texto, pois, o Senhor Deus estava dizendo: Para de errar Abrão fica firme, pois, tudo que eu falei ao seu respeito eu vou cumprir; e logo a seguir muda seu nome de Abrão para Abraão. Meus irmãos e amigos Deus em seu filho Jesus, nos fez grandes promessas e quero citar dentre tantas a promessa de um dia herdarmos UMA NOVA TERRA, e assim como Abrão teve seu nome trocado, o Senhor Jesus, promete aos seus fiéis nesta nova terra UM NOVO NOME, e isso meus irmão não passará, pois foi o Senhor Jesus quem disse (Marcos cap 13 v 31), Veja:

→ Apocalipse cap 21 v 1

“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.”

→ João cap 14 v 2

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.”

→ Apocalipse cap 2 v 17

“Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”

● DEUS É PODEROSO PARA FAZER TUDO QUE DISSE AO SEU RESPEITO

Gênesis cap 21 V 1-2;5

“O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido. Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara; Ora, Abraão tinha cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho”

Conclusão: Meus amados, concluo este texto fazendo menção do nome do Senhor o Pai e de seu Filho Jesus o Cristo, pois, assim como não falhou com seu servo Abraão, não falha e jamais falhará em todas as suas promessas ditas a você e a mim, portanto fique firme e se fortaleça nas palavras e obras do Senhor Deus Jesus; lembrando-se que: Suas promessas não envelhece.

Ev. Eli Hudson
Assembléia de Deus

Nenhum comentário: