quarta-feira, 16 de junho de 2010

A SEDE DA ALMA

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar as palavras do Senhor Deus; nosso pão diário.

Titulo: A sede da alma

Salmos cap 42 v 2

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”

Introdução: Meus amados, o que levou o Salmista a dizer em suas palavras “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”, e diante desta expressão eu pergunto; o que leva uma pessoa dizer: “Eu sinto um vazio enorme dentro de mim”, ou as vezes “eu estou com vontade de alguma coisa só não sei o que!”, ou quando sai para se divertir e diz “Eu não devia estar aqui, está faltando algo dentro de mim!”, sem contar aqueles que sai para fazer compras e compra tudo que tem vontade e após diz: “Ainda está faltando alguma coisa só não sei o que é!” . Diante disto, eu chamo a sua atenção para a expressão do Salmista, pois, precisamos compreender do que se trata este sentimento denominado sede da alma, e pela palavra de Deus (Bíblia Sagrada), encontraremos a resposta.

• A sede da mulher samaritana

João cap 4 v 13-14

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”

Comentário: Nesta ocasião estava o Senhor Jesus sentado junto ao poço de Jacó em Sicar cidade de Samaria, e ao se aproximar uma mulher samaritana, ele pede a ela um pouco de água (João cap 4 v 7), e como resposta recebeu um não e uma reação de indignação por parte da mulher, pois, os judeus eram inimigos dos samaritanos e não se comunicavam (João cap 4 v 9), todavia, qual foi a resposta do Senhor Jesus para aquela mulher? “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João cap 4 v 13-14), Cristo refere-se aos prazeres terreno, pois, alivia momentaneamente mais logo a sede volta, e ela nunca é saciada; olhemos mais uma vez para o particular desta mulher, revelado pelo Senhor Jesus quando disse: “Você teve cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido” (João cap 4 v 15-19), perceba, existia uma sede na alma desta mulher que ela desconhecia, e talvez ela pensava que trocando de marido resolveria o problema, isto não ocorreu a sede da alma em ser feliz no matrimonio ainda estava nela, e agora, ela deixa de casa-se e passa a estar com alguém sem os laços do matrimonio, pois, como disse o Senhor Jesus que “a pessoa que ela estava não era seu marido”; reflita comigo, talvez ela pensa-se já tive tantos casamentos fracassados, tantas promessas não cumpridas, e a partir de agora eu não vou casar mais, vou amigar, vou ter amantes, porem, a sede da alma permanecia nela até aquele momento, pois, a partir dali sua história seria mudada, pois, ela acabará de encontrar aquele quem tem água para saciar a sede da alma seu nome é Jesus Cristo o Filho de Deus; e disse a mulher “Dá-me dessa água, para que não mais tenha sede” ( João cap 4 v 15). O Senhor Jesus ficou em Samaria por dois dias (João cap 4 v 40) ensinando o caminho de Deus o Pai aos samaritanos, pois, a palavra de Deus é Água pura e cristalina, e com isto aquela mulher e o povo samaritano foram saciados veja: “E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo” ( João cap 4 v 42)

• A sede de ZaqueU

Lucas cap 19 v 1-2

“E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura”

Comentário: Zaqueu era um homem rico, e isto para muitos é o suficiente, mas não para saciar a sede da alma, pois, como disse o Senhor Jesus, “Quem beber desta água tornará a ter sede” (João cap 4 v 13), pois, as riquezas saciam momentaneamente, mas apenas um é quem pode saciar a sede da alma, e este é o Senhor e Salvador Jesus Cristo, e era isto que este homem buscava, ele queria conhecer o Senhor Jesus para ser saciado, e para tanto ele superou os desafios inclusive os físicos, pois, era uma pessoa de baixa estatura ( Lucas cap 19 v 2 ), ele subiu em uma arvore para ao menos vê-lo, e como resultado de sua busca, diz São Lucas que o Senhor Jesus parou em baixo desta arvore que ele estava pendurado e o chama pelo seu nome e diz: “Desce depressa Zaqueu, pois, hoje eu pousarei em sua casa” (Lucas cap 19 v 5); o Senhor Jesus saciou a sede da alma de Zaqueu, e eu creio que agora mesmo ele quer saciar a sede da sua alma, creia nisto, peça para ele! pois, ele é a fonte de água viva observe o que relatou o apóstolo João no cap 7 v 37 “Jesus ficou em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”.

• O CONVITE DE DEUS PARA É PARA TODOS

Isaias cap 55 v 1

“O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço.”

Comentário: Deus chama aos sedentos para serem saciados por ele, e para isto não precisa ter dinheiro, pois, a água que ele quer nos dar é caríssima e não há dinheiro que possa lhe dar o direito de você beber desta fonte; agora eu te pergunto: a onde se encontra está fonte de Deus para nós? A resposta é: o Senhor Jesus, pois, ele é a fonte de águas vivas, reveja sua declaração: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”.(João cap 7 v 37). O dinheiro pode comprar muitas coisas, porem, para beber desta água que sai do Senhor Jesus que é a suas palavras que vem de Deus o Pai, não tem preço, não há dinheiro que pague, portanto meus queridos bebam hoje mesmo desta água aceite as palavras do Senhor Jesus o Filho de Deus, pois, bem disse o profeta “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar e invoque-o enquanto ele está perto” (Isaias cap 55 v 5), Deus Jesus está perto de você agora.

Conclusão: Meus amados, quando falamos de sentimentos que procede da alma e do espírito humano, a sede de Deus que existe dentro de nós isto nos faz entender porque inúmeras pessoas vivem mesmo tendo tudo como que não tivesse nada, mesmo aparecendo alegres por fora, mais por dentro triste em busca de algo que preencha o vazio de sua alma, mas, por outro lado ao observarmos as pessoas que com freqüência bebem desta água que procede de Jesus pela sua palavra, e a aceitam e as tem como regras e conduta de fé, mesmo não tendo riqueza terrena, vivem satisfeito, mesmos as vezes tristes, mas alegres internamente, pois, sabem que seu tesouro que é Deus ninguém os podem tomar, para tanto, sito o exemplo de Paulo e Silas dentre tantos, que após pregar o evangelho de Jesus, e repreenderem um espírito maligno de uma moça, foram levados ao meio da praça e apanharam de varas e foram presos como se fossem algum bandido, mas, nos relatas as Santas Escrituras (Bíblia), que ao anoitecer mesmo estes homens feridos por fora e presos, tinha em seus corações a alegria de CANTAREM E ADORAREM AO SEU SENHOR DEUS O MESTRE JESUS (Atos cap 16 v 16-25), isto só faz quem bebe da água que procede de Deus o Senhor e Salvador Jesus. E este é “o Deus vivo”, o Salmista estava na direção correta quando disse “Sede pelo Deus vivo” pois, só existe um e seu nome é Jeová que significa Senhor e seu Filho se chama Jesus que significa Salvador, este é o único que pode saciar a sede da sua alma; aceite-o agora mesmo.

Ev. Eli Hudson
Assembléia de Deus

Nenhum comentário: