quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

EM QUAL DAS VONTADES DE DEUS EU ESTOU VIVENDO ?

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema: Romanos cap 12 v 2

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”

Titulo: Em qual das vontades de Deus eu estou vivendo?

Introdução: Meus queridos, quando falamos das vontades de Deus e das nossas atitudes em relação a elas existem grandes duvidas que permeia as nossas mentes, pois achamos que tudo que acontece ou que aconteceu está dentro do plano perfeito de Deus para nós, sendo que, ao passo que olharmos para a palavra de Deus nas Sagrada Escrituras (Bíblia), nela enxergaremos outras vontades de Deus as quais são: Vontade Perfeita, Vontade Permissiva, Vontade Soberana e Vontade Simples (grifo meu). Agora olhemos por um momento para o homem em seu estado original no Jardim do Éden, quando desfrutava da Perfeita Vontade de Deus; sendo elas inumeráveis venho citar: a perfeita saúde, a perfeita alegria e perfeita harmonia com tudo que estava em sua volta e como se não bastasse Deus lhe concedeu inteligência superior a todos os outros seres criados e a capacidade de escolher entre o certo e o errado, logo este direito de escolha é chamado de: livre arbítrio, o qual nos foi dado para que livremente escolhêssemos louvar e obedecer ao nosso criador mesmo diante de uma opinião ou sugestão contraria aos seus mandamentos para nós, todavia, uma vez que o homem ficou exposto a tentação maligna ele preferiu ficar com a palavra da serpente ao invés da palavra de Deus, e como conseqüência de seu ato de loucura, a humanidade tem sofrido a dor do pecado original de Adão e Eva até o presente século. Agora eu pergunto: Tudo que aconteceu se encaixa dentro da Perfeita Vontade de Deus? Ou dentro da Vontade Permissiva? Ou ainda será a Vontade Soberana? Ou a Simples Vontade de Deus? Meus queridos, eu vos convido neste texto a compreenderem pela revelação do Senhor Deus exposta nas paginas da Bíblia Sagrada qual seja a “Boa e perfeita e agradável Vontade de Deus para você” (Romanos cap 12 v 2).

ESBOÇO:

• A PERFEITA VONTADE DE DEUS

• A PERMISSIVA VONTADE DE DEUS

• A SOBERANA VONTADE DE DEUS

• A SIMPLES VONTADE DE DEUS

• CONCLUSÃO


• A perfeita vontade de deus

A perfeita vontade de Deus para o homem foi que o mesmo permanecesse em seu primeiro estado de santidade, inocência e intima comunhão com Ele, de modo que, ele e a sua geração povoassem a terra e desfrutassem todos os seus benefícios os quais são: “Multiplicai, frutificai, sujeitai, dominai o mar, o céu e a terra” (Genesis cap 1 v 27-31), sendo que dentro da capacidade de escolha que o homem recebeu de Deus, ele precisaria apenas observar um único mandamento, não comer o fruto de certa arvore veja:

(Genesis cap 2 v 16-17)

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”

Na perfeita vontade de Deus se compreende que: Deus nunca quis ou desejou a morte do homem, em tempo algum, nem novo ou velho, Ele nunca quis que o homem experimenta-se a enfermidades e as mazelas da vida, nunca desejou que o homem conhecesse o ódio, a inveja, a cobiça, as traições, as guerras, a violência e toda maldade que se possa nomear, todavia, Ele deu ao homem na sua Perfeita e Soberana Vontade, a capacidade dele escolher livremente obedecê-lo, Deus não fez do homem uma maquina, o qual é programado e vedado suas escolhas; alias que escolha uma maquina tem? Mas como dar ao homem o direito de escolher se não houver algum teste? Para tanto, Deus testou o desejo e a fidelidade do homem diante Dele, quando disse existe uma única arvore aqui que você não poderá comer senão você morrerá (Genesis cap 2 v 16-17), meus queridos reflitamos nesta questão: quantas frutas existia ali? E quando observamos o texto Sagrado, não foi a fome que levou Adão e Eva pecar, pois no tocante a comida; Adão e Eva tinha em abundância, e até os animais Deus já havia dado por mantimento (Genesis cap 1 v 29-30). Então por que pecar? Pecaram pela ilusão de quererem torna-se iguais a Deus (Genes cap 3 v 5), meus queridos hoje não é diferente, temos muito e queremos mais, não nos contentamos com o que temos, vivemos uma busca desenfreada por mais tecnologia, mais, conforto, mais dinheiro, mais casa, mais carro etc. E ao olharmos para traz foi assim que Adão caiu; quando quis mais já tendo tudo. E por desobedecer ao mandamento de Deus saiu da Vontade Perfeita e entrou na Vontade Permissiva. E você qual vontade vai querer ficar? Na Vontade Perfeita de Deus ou aceitara as sugestão da serpente o diabo?

• A vontade permissiva

É certo dizer, que a vontade permissiva de Deus é o meio pelo qual Ele põe o homem que criou a prova, isto incluiu Adão e Eva e a todos que um dia Deus o Pai chamou de filho na pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo, e dentro desta vontade, Deus permitiu que a serpente aqui representada como o diabo, viesse tentar a mulher veja:

(Genesis cap 3 v 4-5)

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”

Logo as tentações que passamos são permitidas por Deus, todavia, são tentações humanas, pois, “Deus não é tentado e a ninguém tenta” (Tiago cap 1 v 13), e uma vez que o homem é tentado esta tentação não excede a sua capacidade de suportar, pois diz a sua palavra “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Coríntios cap 10 v 13), diante da revelação do Senhor Deus, logo vemos que Adão e Eva eram perfeitamente capazes de suportar a tentação que vos sobreveio, todavia, preferiram o conselho da serpente e desejarão ser tornarem iguais a Deus.

O exemplo de Pedro

Quando Pedro negou ao Senhor Jesus, este fato, nunca esteve na perfeita vontade Deus que viesse a ocorrer, todavia, permitiu não para acabar com Pedro, mas par mostrar a Pedro que Ele nunca mentiu ao seu respeito e quando disse que “Todos se escandalizariam Dele” (Mateus cap 26 v 31), a sua palavra a eles foi fiel, porem, o amor por Pedro não mudou nem um pouco, pois, disse “Quando tu se converteres, fortalece a fé de seus irmãos” (Lucas cap 22 v 32), e diz a história cristã que Pedro morreu por Jesus Cristo e preferiu morrer de cabeça para baixo quando foi crucificado, pois não se achava digno de morrer como morreu o Salvador Jesus.

Ainda em Pedro

Houve também a ocasião que Pedro, pediu ao Senhor Jesus o poder de andar sobre as águas do mar, e Jesus o concedeu, em sua perfeita vontade, porem, no momento que Pedro deixou de fixar o seu olhar no Senhor Jesus e passou a olhar ao redor; viu o vento e as ondas do mar, Pedro saiu da perfeita vontade e entrou na vontade permissiva onde na perfeita: Pedro andou sobre o mar e no permissivo: Pedro afundou. Por quê? Porque quando estamos com nosso olhar fixo no Senhor Jesus o Filho de Deus, estamos seguros, pois Nele não há mudanças e nem variação, Ele é o mesmo ontem, é hoje e sempre será o mesmo, sim, enquanto Pedro olhava para o Senhor Jesus ele estava na perfeita vontade de Deus e todos que estão na perfeita vontade de Deus, conseguem andar sobre as ondas das lutas e dos desafios diários, todavia, quando Pedro deixou de olhar para o Senhor Jesus e passou a olhar para o vento que soprava em seu corpo e para ondas que se levantavam em sua direção, começou a afundar; esta não era a perfeita vontade de Deus, mas, a vontade permissiva, onde Pedro deixou de confiar nas Palavras do Senhor e passou a considerar o mar e as forças da natureza, por esta razão Pedro afundou, mas no momento que Pedro clamou por socorro o Senhor Jesus logo lhe estendeu a sua mão e o salvou. Meus irmãos o fato de Pedro ter afundado, nos mostra o momento que saímos da perfeita vontade de Deus e entramos na vontade permissiva, todavia, isto não significa que o Senhor Jesus desejou que Pedro afunda-se, de modo algum, mas afundou por ter deixado de confiar. Em qual vontade você está agora: Na perfeita gozando dos favores de Deus e andando sobre as ondas? Ou na permissiva se afogando em meio ao mar dos desafios e lutas diárias? Se estiver na vontade permissiva, clame por socorro, pois, o Senhor Jesus te estendera a sua mão e lhe socorrerá como socorreu seu servo Pedro (Mateus cap 14 v 28-31).

• A vontade soberana

Houve um profeta chamado Jonas que vivenciou a Soberana Vontade de Deus, pois, recebeu de Deus uma ordem para ir até a cidade de Ninive pregar uma mensagem de arrependimento ao povo daquela grande cidade, e ao invés de se sujeitar a perfeita vontade de Deus, fez uso do seu livre arbítrio, para fazer a sua própria vontade o de não ir até Nínive, para tanto diz o texto Sagrado que no momento que recebeu a revelação de Deus para ir até Nínive, comprou uma passagem para Tarcis em direção contraria da Perfeita Vontade de Deus, e por não se render a Perfeita Vontade de Deus, teve que viver a Vontade Soberana de Deus, pois diz o texto Sagrado que Deus enviou uma grande tempestade no mar e o barco ficou quase a naufragar e todos os tripulantes que no barco viajavam já haviam jogado no mar suas cargas e riquezas no desespero de tentar salvar o barco para preservar suas vidas, todavia, as condições pioravam até que o capitão do barco e seus tripulantes resolveram lançar sorte, para que alguém explicasse o porquê da grande tempestade e a sorte caiu sobre Jonas, e logo ele entendeu que tudo aquilo era culpa sua por não se dobrar ao querer Perfeito de Deus. Meus irmãos se estão na perfeita vontade de Deus chamada obediência; tudo é mais fácil, ninguém precisa perder nada, o terror da morte não viria e nem o desespero, se simplesmente Jonas tivesse cumprido seu papel e missão de profeta do Senhor, não precisaria passar o que passou, todavia, por não obedecer a Deus na sua perfeita vontade, ele foi lançado ao mar pelos tripulantes daquele navio e do mar diz as escrituras, Deus enviou um grande peixe e o engoliu e por três dias e três noites ficou Jonas na barriga do grande peixe até que se dobrou e clamou ao Senhor Deus que o ouviu e lhe deu uma nova oportunidade de cumprir sua Soberana Vontade o qual era: ir a Nínive e pregar a palavra de Deus para aquele povo (Livro de Jonas). Meus irmãos, muito em breve todos nós havemos de nos dobrar diante da soberana vontade de Deus o Pai, pois o mesmos fará que todos os joelhos se dobre e adore ao seu Filho Jesus e dizer “Só tu és Senhor” (Filipenses cap 2 v 10). Logo nada pode ser melhor que a Perfeita Vontade de Deus, ou será que como Jonas você tem sofrido a dura pena da Soberana Vontade de Deus? Pois, diz o escritor aos Hebreus: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus cap 10 v 31), Jonas caiu nas mãos de Deus e amargou a pena da Vontade Soberana, portanto, saia dos horrores e venha para o perfeito o qual é: a obediência aos ditos do Senhor e Salvador Jesus.

• A simples vontade de Deus

A vontade Simples é a vontade criada por nós como sendo uma fuga de nossas obrigações aos mandamento do Senhor Jesus, pois uma vez que afrouxamos nossos deveres para com Deus Jesus e preferirmos não negar nossos desejos, paixões e sentimentos diários que são contrários a sua palavra que diz: “Negue a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me” (Lucas cap 9 v 23), eu estou saindo do perfeito e entrando no simples, ou seja, o Senhor Jesus está dizendo: não basta eu negar um dia o meus desejos e no outro eu não nego, não basta eu fazer o certo hoje e a manhã eu não o faço, pois, então não será perfeito, pois, toda vez que eu não aplico tudo que tenho para permanecer na Perfeita Vontade eu automaticamente entro na Vontade Simples, e na vontade simples é o lugar que habita o perigo da religião, é o lugar que mora os que aderem uma vida de liturgia, achando que estão a viver a vontade de Deus o Senhor, quando na verdade estão longe Dele. E todos os que vivem na Vontade Simples, são como as cinco virgens loucas que mesmo sendo virgens, mesmo sendo escolhidas para encontrarem o esposo, não puderam entrar e desfrutar das bodas do cordeiro, por não haver azeite nas suas lamparinas. Por quê? Porque preferiram o conforto dos cultos costumeiros, preferiram as mensagens prontas, preferiram receber as orações ao invés de orarem, preferiram fechar seus lábios ao invés de abrirem e falarem as verdades de Deus; preferiram fecharem os olhos e os ouvidos para não socorrer alguém que vivia a hora da dor, preferiram escolher os melhores lugares ao invés dos humildes e se embaraçaram com as coisas desta vida ao invés de se desprenderem de todas elas, pois, todos que vivem na Vontade Simples não se preocupam em se encherem da presença do Senhor Jesus pelo seu Espírito Santo que nos foi dado (Mateus cap 25 v 1-13). Meus irmãos, diz o texto Sagrado que devemos apresentar nosso corpo como sacrifício vivo e santo diante de Deus (Romanos cap 12 v 1), e diz mais que todo o nosso espírito, alma e corpo deve ser plenamente conservados irrepreensíveis para o dia da sua vinda (1 Tessalonicenses cap 5 v 23), para tanto despertemos enquanto é dia, pois a noite logo vem e nesta hora ninguém trabalha, para que você compreenda; o dia é o agora; é o tempo que Deus nos tem dado para nos preocuparmos com a sua Perfeita Vontade, e para sairmos da mornidão e dos sacrifícios e louvores sem valor, pois bem disse o Senhor Jesus “Não adianta me louvarem com seus lábios se vosso corações estão longe de mim” ( Mateus cap 15 v 18).

É tempo de buscarmos o profundo da intimidade e da comunhão com Deus e sairmos do conforto dos lugares rasos sem cura, sem paz e sem revelação, pois, foi exatamente isto que Deus exigiu do profeta Ezequiel no capitulo 47 versos 3-12 veja:

“E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis (Essas águas trará cura e vida por onde quer que ela passa-se disse o Senhor)”

Deus levou o profeta no profundo da comunhão e da intimidade com Ele, de modo que o fez andar, mil côvados, mais mil côvados, mais mil côvados e mais mil côvados até que Ezequiel não mais pudesse andar sobres as águas, e depois que nadou no profundo da intimidade e comunhão; Deus lhe disse: Estas águas vão sarar o mar, vão curar os peixes, vão restaurar a vidas dos rios e dos pântanos e junto as margens destes rios nascera inúmeras arvores que produzirão muitos frutos cujas folhas também serviram de mantimentos, pois, estas águas nãos são águas comuns e terrena, mas, sãos águas saem do santuário de Deus. Meus queridos o Senhor Jesus é a fonte de águas vivas Ele disse: “Todos os que tiverem sede venha a mim e beba” (João cap 7 v 37),e ainda disse: “Porque todo aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, porque esta água se fará uma fonte em seu interior que jorra para vida eterna” (João cap 4 v 14), logo venham para o perfeito, saia do simples, fuja da aparência e busque a essência que vem do Santuário de Deus, que emana pela revelação do Senhor Jesus Cristo a fonte de águas vivas, desfrute das Verdades do Senhor registradas na Bíblia Sagrada; creia nelas e com alegria as obedeça e então serás perfeito diante de Deus o Pai.

Conclusão: Concluo este texto, louvando a Deus o Pai, que enviou o seu Filho Jesus Cristo o qual é o Segundo Adão (1 Coríntios cap 15 v 45), pois, o primeiro mesmo sendo perfeito, por sua desobediência trouxe a toda a humanidade a morte, mas o segundo Adão a saber; o Senhor Jesus Cristo o verbo encarnado (João cap 1 v 1-3; 14), por sua obediência e morte vincaria, trouxe a todos os que crerem vida eterna em Deus Jesus, pois diz: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1Corintios cap 15 v 22), o Senhor Jesus Cristo cumpriu perfeitamente toda a vontade de Deus o Pai, e tudo que Dele estava escrito teve seu cumprimento para que hoje eu e você que crê venha viver neste tempo presente e no vindouro, toda bondade de Deus que um dia o primeiro Adão perdeu, todavia, o Senhor Jesus Cristo o segundo Adão, por amor a humanidade inteira se ofereceu em sacrifício para nos resgatar, isto falo na sua vida perfeita e morte expiatória na cruz; onde ali, Ele pagou o mais alto preço em resgate das nossas almas.

Ev. Eli Hudson
Assembléia de Deus