domingo, 7 de agosto de 2011

O TOLO A ESPADA E A MULHER SÁBIA

A paz do Senhor Jesus a todos! Quero vos compartilhar as palavras do Senhor Deus, nosso pão diário.

Tema: 1 Samuel cap 25 v 3

“Abigail; era mulher sensata”

Titulo: O tolo, a espada e uma mulher sabia

Introdução: Meus amados, Deus em seu infinito amor e bondade nos concedeu nas paginas Sagradas da Bíblia um relato de Salvação entre homens, mulheres e crianças, e isto se deu; pelo fato de uma mulher cujo nome é Abigail ser uma mulher sabia, o contrario de seu marido cujo nome era Nabal, homem egoísta, avarento e soberbo que só olhava para si e nunca no bem estar de seu próximo ou de sua família, neste relato sagrados você verá de forma muito clara que atitudes egoísta e arrogantes te levarão a morte e que pequenas atitudes de humildade e bondade te salvará tanto a ti e a todos que você ama.

• VISÃO GERAL

► Nabal era homem rico, pois, possuía três mil ovelhas e mil cabras (I Samuel cap 25 v 2)

► Tinha muitos servos aos seus serviços (1 Samuel cap 25 v 8, 11)

► E era casado com Abigail mulher Sensata e formosa ( Samuel cap 25 v 3)

► Em resumo foi denominado pela palavra de Deus, como sendo maligno no seu caráter ( Samuel cap 25 v 3)

• O QUE LEVOU NABAL COLOCAR SUA VIDA E DE TODOS EM SUA CASA EM RISCO?

Para acharmos a resposta para esta pergunta de grande importância, é necessário enxergarmos o que estava acontecendo a Nabal e as suas riquezas. Onde o texto sagrado nos revela que no deserto de Parã, estava os servos de Nabal apascentando o seu grande rebanho de ovelhas e cabras, e junto dos rebanhos de Nabal, também estava o exercito de Davi com seus seiscentos homens (1 Samuel cap 25 v 13), mas, ao contrario de Nabal, Davi era líder por excelência, pois, em momento algum permitiu que seus seiscentos homens rouba-se sequer uma ovelha ou cabra de Nabal, causando assim perca de seus bens e constrangimentos aos seus servos na contagem diária de seus bens (ovelhas e cabras). Davi ao contrario de Nabal, não pensava só em si, mas, no seu próximo e tinha caráter humildade e paciência para esperar a ocasião oportuna para pedir comida para si e seus soldados, que no deserto de Parã prestaram serviços indiretos no quesito segurança dos bens de Nabal (I Samuel cap 25 v 15-16). E foi na ocasião que Nabal estava tosquiando suas ovelhas no deserto, que este homem Nabal se mostrou egoísta, arrogante e avarento com seu próximo (no caso Davi e seus soldados).

• Falemos da ocasião da tosca das ovelhas

Era a ocasião onde se tirava a lã das ovelhas e também, se matava algumas ovelhas para dar alimentos aos tosquiadores, ou seja, este era o momento oportuno para Davi pedir a Nabal comida, sem lhe causar constrangimentos a Nabal, pois, afinal era um momento de alegria para o Patrão por causa da lã e matar mais algumas ovelhas para dar ao exercito de Davi não lhe faria mal algum (1 Samuel cap 25 v 6-9). Todavia, qual foi a resposta de Nabal:

► “QUEM É DAVI?” (1 Samuel cap 25 v10)

► “DEVE SER UM SERVO FUJÃO!” (1 Samuel cap 25 v10)

► “Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei e os daria a homens que não sei donde vêm?” (1 Samuel cap 25 v11)

Comentário: Quem é Davi? Está frase é a maior prova que Nabal só olhava para seu umbigo e que as únicas coisas que importava para ele era ele mesmo, pois, o egoísmo, a soberba e avareza definia o seu caráter de Nabal. Meus amados, quero aqui ressaltar que ignorar o nome de Davi naqueles dias era o mesmo que ignorar o futuro do seu país, seria o mesmo que um brasileiro adulto nunca ouvisse falar do presidente do Brasil; em especial falo do Lula por sua tamanha popularidade. Davi tornou-se famoso por matar o gigante Golias, (1 Samuel cap 17 v 45 – 51), Davi matou duzentos soldados do povo filisteus; seus inimigos direto (1 Samuel cap 18 v 27), em nossos dias eu compararia com uma ação policial, que em um único dia prendessem duzentos traficantes, isto com certeza seria algo notório e falado por todos, Davi trouxe salvação a uma cidade chamada Queila (1 Samuel cap 23 v 5), mas Nabal não sabia disto! Todos os servos de sua casa sabiam inclusive sua esposa Abigail, mas Nabal não sabia. Por que era surdo? Não era egoísta e amante de si, nunca olhava em sua volta. Associar o nome de Davi com o nome de um escravo fujão é prova do seu desrespeito por tudo que Davi fez por Israel em especial matando Golias e iniciando a vitória de Israel contra os filisteus, pois, do contrario ele não estaria rico naquela ocasião. Negar pão, água e carne para aqueles que lhes prestaram um serviço, ainda que indiretamente, ou extra oficial é contra aos princípios de Deus que nos manda a darmos de beber e de comer até aos nossos inimigos (Romanos cap 12 v 20).

• NABAL PROVOCOU IRA E A VINGANÇA NO CORÇÃO DE DAVI

1 Samuel cap 25 v 13 e 22

V 13 ► “Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e Davi também cingiu a sua, e subiram após Davi cerca de quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem”

V 22 ► “Assim faça Deus a Davi, e outro tanto, se eu deixar até o amanhecer, de tudo o que pertence a Nabal, um só varão”

Comentário: O mal já estava feito, pois, enquanto Nabal achava que estava bem, e que havia escorraçado uns dez soldados de um tal Davi, este estava vindo ao seu encontro com vingança e morte para todos de sua casa. Agora eu pergunto: Isto não podia ser evitado? Será que muitas tragédia não poderiam ser evitadas? Pois, bastaria Nabal fazer uma única pergunta aos seus criados que apascentavam seus rebanhos, e tudo seria confirmado. Todavia, agora estava preste a morrer e com ele todos em sua volta.

• COMO NABAL E A SUA CASA ESCAPARAM DA MORTE, SE DAVI ESTAVA DETERMINADO A MATÁ-LOS ?

Para felicidade de Nabal e de todos de sua casa, incluindo servos e servos e também para alegria de Davi, Abigail era uma mulher sabia, e a sensatez morava em seu coração, pois, ao ser procurada por um de seus criados que tinha real conhecimento da tragédia que ocorreria ali dentro de instantes, relatou a ela tudo que sucedera e inclusive da segurança que os soldados de Davi lhes proporcionaram no deserto, e da crueldade que seu patrão Nabal fizera a eles; aos destratá-los e humilhá-los; e a Davi um herói de Israel o comparou a um servo fujão ( 1 Samuel cap 25 v 14-17).

• A SABEDORIA É COISA PRINCIPAL

Provérbios cap 4 v 7

“A sabedoria é a coisa principal”

Que tristeza para Nabal, pois, tinha muitas riquezas, mas não tinha a principal delas, a saber, a sabedoria. Mas como poderia ter! Se a palavra de Deus revela que a sabedoria está com os humildes “Com os humildes está a sabedoria” (Provérbios cap 11 v 2), e ainda diz: “Que todos os que vivem para si de forma isolada e egoísta constitui-se opositores a verdadeira sabedoria” (Provérbios cap 18 v 1). Logo meus amados, se pensas que tudo que Deus te confiou ou te deu é única e exclusivamente para si esta enganado, e esta sabedoria que pensas ter é carnal e maligna (Tiago cap 3 v 15), pois, a sabedoria que vem de Deus é: “Primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia” (Tiago cap 3 v 17)

• A SABEDORIA TEM INICIO EM ATITUDES SIMPLES E HUMILDES

Observe a sabedoria de Abigail:

► O simples fato de escutar seu criado demonstra suas virtudes, pois, diz a palavra do Senhor “Todos estejam prontos a ouvir” (Tiago cap 1 v 19), pois, quem ouve não toma decisões precipitadas e saberá o real estado da situação.

► O simples fato de não tapar o sol com a peneira (dito popular), pois, era mulher consciente de que seu marido era de caráter maligno; isto é possível confirmar, pelo fato de seu criado ou empregado chamar Nabal seu marido de filho de Belial e ignorante por opção “Ele é tal filho de Belial, que não há quem lhe possa falar” (1 Samuel cap 25 v 17), Abigail sabia que era verdade cada palavra inclusive as que se referia ao seu marido e não duvidou de seu criado, pois, era de seu conhecimento o caráter de seu marido. Meus amados não adianta negarmos quem nós somos, o que Deus quer de nós é que reconhecemos nossos erros para que ele possa operar suas misericórdias e poder, se Abigail nega-se o caráter maligno de seu marido, com certeza ela estaria morta junto com ele.

► A simples decisão de corrigir o erro de seu marido, pois, tomou de seus haveres “Duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas guisadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos passados” (1Samuel cap 25v19)

Comentário: Seria dificíl para alguem que é rico fazer isto? Será que Nabal ficaria pobre se toma-se está atitude? Então por que não o fez? A respostá está no seu egoismo e arrogancia. Mas, sua mulher foi sabia em dar ouvido aos seus criados, e foi sabia em tomar a atitude se corrigir o erro de seu marido.

► O simples fato de nada revelar ao seu marido Nabal “Nada declarou a Nabal” (1 Samuel cap 25 v 19)

Comentário: A sabedoria de Abigail, é vista em todos o aspectos; não só em se apressar para corrigir o erro de seu marido, mas, em não dizer a Nabal coisa alguma do que estava realizando; isto esta em harmonia com as palavras do Senhor Jesus que diz: “Não lancai perolas aos porcos” (Mateus cap 7 v 6), ou ainda em proverbios “Não fale ao tolo, pois, ele te desprezará” (Proverbio cap 23 v 9), logo se Abigail fala-se a Ele todos seus esforços seria em vão. Paulo decalra “Eu não luto como dando soco no ar” (1 Corintios cap 9 v 26),ou seja, eu preciso atingir meu objetivo reverter esta situação sendo assim, não devo esmurrar o vento, pois, nada ele vai sentir devo mirar meus esforços no alvo.

• ATITUDES NÃO TÃO SIMPLES

► A atitude de se humilhar e assumir o erro de seu marido

“Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva” (1 Samuel cap 25 v 23-24,28)

Comentário: As atitudes que a aqui se seguem são atitudes de alto nível de sabedoria, pois, prostrar-se diante de alguém e assumir o erro de outro, não é coisa fácil de se fazer. Agora eu pergunto: Como chegarei a este nível de sabedoria? A resposta não pode ser outra a não ser, através de atitudes simples e humildes; eu costumo dizer, que não poderei andar de moto sem primeiro aprender me equilibrar em uma bicicleta, ou ainda; como poderei dar aos famintos cestas básicas de alimentos, sem antes iniciar minha trajetória dando pequenas porções de comidas aos famintos. Voltemos a Nabal, como ele daria ouvidos as palavras de dez soldados de Davi, sendo que nem a seus servos ele ouvia; como poderei dar a devida atenção aos desconhecidos, se nem minha família eu conheço! Isto é um fato; se não exercitarmos o amor ao próximo de forma simples e humilde e nem nos preocuparmos com o que ocorre em nossa volta, seremos pego por uma repentina destruição; ou será que todos têm em casa uma mulher ou um marido sábio? Lembre que grandes projetos e grandes realizações tiveram seu inicio de forma simples e humilde.

• A EXELÊNCIA DA SABADORIA PRESERVARÁ A VIDA

O ápice da sabedoria é salvar a vida veja: “A excelência da sabedoria preserva a vida de quem a possui” (Eclesiastes cap 7 v 12), as atitudes sabias de Abigail teve êxito e a sentença de morte foi revogada, pois, diz Deus “ As palavras brandas alivia o furor (ou ira) ” (Provérbios cap 15 v 1), talvez, você esteja vivendo momentos de grandes pressão e estejas prestes a estourar em algum sentido de sua vida, mas, se revidares com violência e ódio, só trará para si aquilo que você está plantando, mas, Abigail plantou amor e paz e de Deus recebeu o que plantou. Veja:

► “Então Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro” (1 Samuel cap 25 v 32)

► “E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.” (1 Samuel cap 25 v 33)

► “Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face” (1 Samuel cap 25 v 35)

Conclusão: Meus amados este texto é de profunda reflexão no que diz respeito aos nossos caminhos, pois, a verdade de Deus aqui expressada nos faz pensar em como estamos vivendo. Agora eu pergunto: Como estou vivendo? Com Nabal sendo egoísta, sendo soberbo, de forma isolada sem se preocupar com todos em minha volta. Ou ainda: Será que estou exercitando de forma humilde e singela o amor e o respeito ao próximo? Pois, sem estes pequenos passos não poderei de forma alguma fazer uma grande jornada. Como correrei uma maratona, sem primeiro participar de pequenas competições? Pois, estas pequenas competições gradativamente vão me preparando para grandes desafios. Como poderei dizer amo a Deus que não vejo se ao meu próximo que vejo eu não faço caso algum! (1 João cap 4 v 20), Como poderei chegar junto de Deus desprezando o seu Filho Jesus Cristo? Pois, diz Deus “Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou” (João cap 5 v 23), disse Jesus “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João cap 14 v 6), Que Deus ilumine nosso corações e mentes para sempre reverenciarmos, e aceitarmos as palavras do filho de Deus Jesus Cristo, pois, sem a qual estaremos condenados a morte eterna.



Ev. Eli Hudson
Ass. Deus M. Perus