quinta-feira, 1 de outubro de 2009

NA ORIGEM DOS PROBLEMAS

A paz do Senhor Jesus Cristo ! Quero vos compartilhar a palavra do Senhor Deus; nosso pão diário.

Tema : Salmos cap 51 v 5

“Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.”

Titulo : Na origem dos problemas

Introdução : Origem, esta simples palavra determina o presente e futuro de todas as coisas; você talvez pergunte; como pode ser isto? Simples, pois, todas as resposta dos problemas que enfrentamos cotidianamente,quer seja: no trabalho, em casa, no financeiro, no transito e tantos mais, só são solucionados, quando buscamos a origem do problema. Tem pessoas que se contenta em solucionar efeito, e nunca vai na causa ou origem do problema, um exemplo simples: dor de cabeça, a pessoa toma um remédio e quando ela voltar(dor de cabeça), toma outro e assim sempre controlando o efeito do problema, nunca na origem. Por que está dor sempre volta? O que está causando o retorno da dor de cabeça? Por que o dinheiro não sobra? Por que tantos problemas no lar? Qual será a origem de tantos problemas? Como nasce os problemas? Voltemos nossos olhares para a BIBLIA SAGRADA A PALAVRA DE DEUS, pois nela encontraremos respostas e teremos solução na origem dos problemas.Eu te convido a ler todo este assunto, pois, com certeza encontrará resposta para sua busca.

● COMO TUDO COMEÇOU

(Gênesis cap 1 vs 26) E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

Comentário : Deus fez o homem e exalta-o, dando a ele domínio sobre céus, mar e terra, onde todos os seres viventes o respeitaria seu comando e liderança, logo a terra viveria em perfeito estado de harmonia, para todo o sempre.

→ Deus fez o homem para ser eterno “Alma vivente”

(Gênesis cap 2 v 7) “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”

● A ORIGEM DO MAL NA HUMANIDADE

(Gênesis cap 3 v 17) E ao homem disse: “Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.
19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.”

Comentário: Adão preferiu dar ouvido a voz de sua mulher ao invés da voz de Deus, a partir deste instante a harmonia entre a terra, os animais e entre os próprios seres humano, não mais existiria, senão, juízo e dor. O homem deixou de ser eterno, passou a envelhecer, conheceu o cansaço, enfermidades e por fim a morte. Os homens passaram a se competir entre si, veja o caso dos filhos de Adão, Caim e Abel, onde por inveja um do outro Caim mata seu irmão Abel “E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.” (Gênesis cap 4 v 8). Outro sim, por causa do pecado original, o pecado de Adão e Eva, nós nos tornamos pecadores, já no momento que estamos sendo gerado na barriga de nossas mães, disse o Salmista “Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.” (Salmos cap 51 v 5), ele estava dizendo; quando eu peco, eu apenas sigo a natureza do pecado que habita em mim (no corpo).

● DEUS AGE NA ORIGEM DO PROBLEMA
→ Primeiro, exerce juízo contra desobediência, trazendo o mal sobre a humanidade e expulsando Adão e Eva do Jardim → “maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.” (Gênesis cap 3 v 17) → “O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado” (Gênesis cap 3 v 23)

→ Segundo, opera sua misericórdia para com a humanidade prometendo o salvador ao dizer; a descendência da mulher ela esmagará a cabeça da serpente (esmagaria a cabeça do diabo)
Veja :

→ “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3 v 15)

→ “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás” (Apocalispse 20 v 2)

Comentário 1: Também profetizou o profeta Isaias que uma virgem daria a luz ao Salvador (Semente da mulher), → “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” (Isaias cap 7 v 14) Emanuel traduzido é: Deus conosco (Jesus Cristo é o Emanuel)

Comentário 2: Perceba a revelação do profeta, em harmonia com a palavra de Deus no Jardim do Edem, “Uma Virgem conceberá”, “Semente da mulher”, logo não teria participação do homem nesta descendência e sim Divina.

● Gerado pelo Espírito Santo
→ O Senhor Jesus Cristo foi gerado pelo Espírito Santo de Deus
(Lucas cap 1 vs 26-27,30-32,34-35)
26 foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo;
34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?
35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

→ Terceiro, Deus age na origem do pecado observe :

● Adão era humano, Deus enviou seu filho na semelhança do homem
→ “Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.” (Romanos cap 8 v 3)

● Adão desobedeceu como homem, Jesus como homem obedeceu em tudo → “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.” (Filipenses cap 2 v 8)

● Adão como homem desobedeceu, e por sua desobediência trouxe o mal para toda humanidade, Jesus como homem obedeceu, e por sua obediência trouxe o bem para toda humanidade
→ “Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.” (Romanos cap 5 v 19)

Conclusão : Concluo este texto fazendo menção, que nossos problemas tem sua origem no pecado, pois, diz o Profeta Jeremias em Lamentações cap 3 v 39 “ Do que se queixa o homem se não de seus próprios pecados” Deus fez o homem perfeito, e foi a partir da desobediência humana, que muitos males nos sobreveio, mas, Deus em seu infinito amor já providenciou em seu filho Jesus Cristo Salvação para o homem, afim de que ele viva em vida, uma vida feliz, cheia de paz e alegria, e ao findá-la, este mesmo homem em Cristo Jesus desfrute de uma vida eterna nas MANÇÕES CELESTIAL, A SANTA CIDADE A NOVA JERUSALEM.
Veja as promessas :
→ João cap 3 v 16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

→ Mateus cap 11 v 28
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

→ Marcos cap 10 vs 29-30
Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna.

→ João cap 14 vs 2-3
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

→ Apocalipse cap 21 v 2
E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus,

Louvor da Harpa Crista de nº 400

EM JESUS

Em Jesus, vivendo cada dia,
Em Jesus eu tenho alegria!
Em Jesus, oh, doce harmonia!
Em Jesus, desfruto a paz de Deus!

Em Jesus, na rocha inabalável,
Em Jesus, no homem incomparável!
Em Jesus, no Deus tão adorável!
Em Jesus, o mal não temerei!

Em Jesus a graça é infinita,
Em Jesus, oh! bênção inaudita;
Em Jesus, minh'a!ma é bendita;
Em Jesus eu tenho salvação!

Em Jesus não temo o mal e a morte,
Em Jesus estou firmado e forte!
Em Jesus meu barco ruma ao norte;
Em Jesus eu sempre hei de vencer!

Ev. Eli Hudson
Ass.Deus M.Perus